31/03/2017 às 15h22min - Atualizada em 31/03/2017 às 15h22min

Bombeiros de Fátima do Sul realizam treinamento para resgate em poços, altura e locais complexos

Segundo o Major Leonardo Rodrigues Congro, o objetivo desta instrução foi fazer com que os bombeiros, conhecessem um pouco mais as características peculiares da área

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Nesta sexta-feira (31/03), militares do 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Fátima do Sul, realizaram um treinamento na mata do Padre, conhecida também como Horto Florestal, localizada na Rua Ipiranga, cruzamento com a Rua Pastor Lemos, em frente a Escola Vicente Pallotti em Fátima do Sul.  

VEJA ALGUMAS FOTOS DO TREINAMENTO

O treinamento simulou atendimento de ocorrência de vitima com uso da maca mamute em local elevado.  Os militares executaram técnicas especificas no atendimento a vitima e utilizaram equipamentos adequados, disponível na unidade para dar suporte no treinamento de resgate e salvamento em altura.

De acordo com o Comandante do Bombeiros em Fátima do Sul, Major Leonardo Rodrigues Congro, o objetivo desta instrução foi fazer com que os bombeiros, conhecessem um pouco mais as características peculiares da área que eles atuam, bem como a integração da tropa e reciclagem de conhecimentos inerentes às atividades as quais serão executadas, durante resgates.

“A nova maca representa um ganho adicional no contexto das operações de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Município, uma vez que pode ser empregada durante o resgate em ambientes de difícil acesso e nos mais diversos tipos de salvamentos em altura”, avaliou o Major Congro.

Quanto à técnica de utilização do novo equipamento, faz-se importante salientar que a maca deve ser utilizada em diversas situações. “Um aspecto importante a ser destacado, é a necessidade de a prancha rígida estar devidamente presa à vítima e à maca envelope pelo mesmo cabo utilizado para fixação do sistema durante a realização do resgate em posição vertical”, explicou o instrutor Subtenente Balduíno.

Dentre os assuntos mais abordados destacam-se, cabos, nós e amarrações. Sistemas de resgate e salvamento em altura. Amarrações em prancha, maca mamute, exercícios práticos aplicando descida, blocagem, ascensão e passagem de nós, em variados ambientes verticais simulados.


 


Link
Notícias Relacionadas »