07/04/2017 às 16h09min - Atualizada em 07/04/2017 às 16h09min

Saúde da mulher trabalhadora é prioridade em Fátima do Sul

A prefeita Ilda Salgado Machado preocupada com a mulher trabalhadora

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FÁTIMA EM DIA

A prefeita Ilda Salgado Machado preocupada com a mulher trabalhadora iniciou nessa quinta feira uma campanha noturna de prevenção para as mulheres que devido ao seu trabalho diário tem dificuldades de realizar seus exames.

Quem é mulher, sabe bem da importância de cuidar da sua saúde de forma preventiva. O exame ginecológico preventivo é um momento de orientação e de prevenção, no qual se afasta a possibilidade de doenças e se esclarecem dúvidas diversas.

A Secretaria de Saúde Priscila Gazola esclarece "que as equipes de enfermagem das Unidades de saúde são capacitadas para coletar os exames e já faz parte da rotina dessas unidades a realização desses. No entanto muitas mulheres têm dificuldade em realizar a coleta de material durante os dias rotineiros, pensando em possibilitar a essas mulheres uma opção para poderem agir com cuidado e de maneira preventiva é que estaremos realizando campanhas em horários estratégicos."

A Enfermeira Laura Cristina Hidalgo, coordenadora da Atenção Básica  informou ainda que é importante ter ciência de que o exame ginecológico preventivo não provoca dor, além de se realizado de forma simples e rápida. Algumas pacientes referem um desconforto o que é natural. A paciente também pode contribuir para que os resultados do exame sejam corretos. Para isso, 48 horas antes de realizá-lo, deve evitar relações sexuais, duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais. Se ela estiver menstruada o resultado pode ser alterado. Já grávidas podem se submeter ao exame ginecológico preventivo sem implicar em riscos.

Neste dia 07 de Abril a Equipe de saúde da Família do Jardim dos Ipês e os estagiários de enfermagem da UNESP realizaram a primeira noite de atendimento para as mulheres trabalhadoras. A equipe encaminhou os convites para as moradoras dos bairros próximos e realizou coleta de exames preventivos para câncer de Colo Uterino e exame Clínico de Mamas para prevenção de Câncer de Mama. O Enfermeiro Breno Pires de Castro Scriptore relatou que foi uma noite muito produtiva e que pode perceber como foi importante dar essa oportunidade para as mulheres trabalhadoras do bairro, declarou que pessoas que nunca haviam participado das campanhas diurnas ficaram muito felizes em ter essa oportunidade .

A Secretária de Saúde de Fátima do Sul  Priscila informou a satisfação pelo trabalho realizado, parabenizou a Equipe do Jardim dos ipês e os estagiários. E informa que todas as Unidades estarão tendo dias estratégicos para esse atendimento às mulheres trabalhadoras fatimasulensses. 


Link
Notícias Relacionadas »