25/04/2017 às 13h38min - Atualizada em 25/04/2017 às 13h38min

Resultado de licitação do Banco do Brasil vaza antes do anúncio oficial

A licitação era da conta de publicidade do banco. Jornal diz que houve direcionamento para garantir a vitória de uma empresa.

O resultado da licitação da conta de publicidade do Banco do Brasil vazou quatro dias antes do anúncio oficial sobre a agência vencedora. A Folha de S.Paulo afirma que o nome da primeira colocada na licitação foi antecipado ao jornal na última quinta-feira (20), quatro dias antes da abertura oficial dos envelopes com o resultado da concorrência, que aconteceu na segunda-feira (24).

A concorrência é de um contrato de publicidade para o Banco do Brasil no valor de R$ 500 milhões, a maior já realizada pelo governo Michel Temer, segundo a Folha de S.Paulo.

A agência Multi Solution ficou com o primeiro lugar na concorrência, que definiu, ao todo, três empresas de propaganda para gerenciar a publicidade do banco nos próximos 12 meses. Na própria quinta-feira, quando recebeu a informação, o jornal fez um registro em cartório atestando que a Multi Solution venceria a disputa e, no último domingo (23), publicou um anúncio cifrado na seção classificados.

No anúncio constavam o nome da empresa, o número da concorrência e a frase que ela venceria a licitação. Segundo o jornal, houve direcionamento dentro do Banco do Brasil para garantir que a Multi Solution estivesse entre as contratadas pela estatal.

A Folha afirma que, já na fase anterior, a da abertura dos envelopes, a empresa tinha conseguido a melhor pontuação entre as concorrentes que, para estarem habilitadas a participar da disputa, precisam cumprir requisitos, como menor preço, plano de comunicação e capacidade de atendimento. Catorze empresas se habilitaram para a concorrência. Algumas estão entre as principais agências de publicidade do país. Segundo a Folha, a Multi Solution nunca tinha vencido uma licitação em órgãos públicos.

O Banco do Brasil informou que abriu uma auditoria interna para apurar os fatos e que o resultado do procedimento será fundamental para a finalização da licitação. De acordo com o banco, o processo de concorrência ainda não está concluído e ele obedece rigorosamente a legislação. O Banco do Brasil afirma que a definição das empresas classificadas seguiu critérios técnicos, conforme os parâmetros previstos no edital público e que, na quarta-feira (26), vai divulgar em detalhes todas as propostas apresentadas na licitação.

A subcomissão encarregada da licitação é composta por quatro funcionários do Banco do Brasil, um representante do Ministério das Comunicações e outro da Petrobras. A Multi Solution não se manifestou hoje. Ao jornal Folha de S.Paulo, a empresa negou qualquer favorecimento.


Link
Notícias Relacionadas »