27/04/2017 às 07h52min - Atualizada em 27/04/2017 às 07h52min

Polícia investiga primeiro caso do jogo da morte baleia azul em Campo Grande

Caso envolve um menor de 14 anos

Caso envolve um menor de 14 anos

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), está investigando um possível caso do desafio da baleia azul na Capital. O jogo, febre entre adolescentes, já causou vários suicídios em todo o mundo e é suspeito de ser o motivo da morte de jovens no Brasil.

Conforme o delegado Paulo Sérgio Lauretto, titular da DPCA, a polícia registrou um caso que pode ter ligação com o jogo na última segunda-feira (24). "Foi registrado um caso onde as características são as mesmas do desafio da baleia azul, mas ainda estamos investigando", disse. De acordo com o delegado, o caso envolve um menor de 14 anos.

Vulnerabilidade das crianças

Segundo Lauretto, diante da febre do desafio, a atenção dos pais em relação ao comportamento dos jovens e adolescentes devem ser redobrados.

"Essa é uma questão que sempre falamos. Quem torna os filhos vulneráveis são os próprios pais, ao darem liberdade para essas crianças usarem aparelhos celulares e a internet sem limite e sem nenhuma fiscalização. Saem de casa e trancam portas e janelas, mas deixam o mundo aberto para as crianças por meio da internet", alertou.

Em todo o Brasil, vários casos suspeitos do desafio, inclusive com morte, já foram registrados. Dois deles teriam ocorrido em Minas Gerais e um no Pernambuco. No Rio de Janeiro, pelo menos quatro mutilações de jovens são investigados.

Por causa desses casos, o Ministério da Justiça determinou que a Polícia Federal (PF) investigue o jogo virtual e os envolvidos.

Baleia azul

O jogo é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e Whatsapp e instiga os participantes a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio.


Link
Notícias Relacionadas »