26/05/2017 às 10h32min - Atualizada em 26/05/2017 às 10h32min

Curso de Medicina da UEMS ainda funciona de forma precária

Faltam equipamentos, professores e até salas de aula

Objetos que simulam corpo humano estão em uso, mas laboratório de análises encontra-se vazio - Foto: Álvaro Rezende/Correio do Estado

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ainda não recebeu investimentos suficientes para o ensino dos 144 acadêmicos – divididos em três turmas – que estudam na instituição desde 2015. 

A falta de estrutura física e de professores compromete a qualidade das aulas, de acordo com os estudantes. Enquanto isso, a instituição confirma alguns dos problemas, como a falta de docentes, mas alega estar em processo de estruturação, ainda sem previsão de ser concluído. 

A aquisição de alguns equipamentos teve início a partir do segundo semestre de 2016, após greve dos estudantes – iniciada no dia 6 de junho e estendida por aproximadamente uma semana –, que pediam melhorias no curso. Desde então, a universidade afirma ter equipado parcialmente dois dos quatro laboratórios com bonecos usados para simular atendimentos, além de peças que representam ossos e órgãos humanos. 

O deficit do corpo docente é confirmado pela coordenadora do curso, Tânia Gisela Salum. São apenas 35 professores – 19 efetivos, 16 convocados e um cedido.


Link
Notícias Relacionadas »