30/05/2017 às 09h02min - Atualizada em 30/05/2017 às 09h02min

Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária motiva capacitação e implantação do SIM em Fátima do Sul

Capacitação nesta quarta-feira, dia 31, ás 15hs, no auditório da ACIFAS

Divulgação

Segundo a lei 8080/90 a Vigilância Sanitária (VISA) faz parte do SUS e é definida como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, esta definição faz com que a Vigilância Sanitária tenha caráter preventivo, e educar também faz parte de suas funções,

Com esse intuito de educação e também pensando em fortalecer o vinculo com os estabelecimentos e proprietários a Secretaria Municipal de Saúde e equipe da Vigilância Sanitária estará desenvolvendo no decorrer deste ano atividades educativas para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população de Fatima do Sul.

A ação que teve inicio no dia 24 de maio convida a participar desde o pequeno empreendedor até os grandes estabelecimentos. A coordenadora de Vigilância em Saúde Simone Menezes fala que é muito importante que a população tenha conhecimento do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, e que essas ações são os primeiros passos para compreensão e aceitação das exigências e melhorias solicitadas pela Vigilância.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Otacilia Martins de Souza explica que as capacitações tiveram inicio no dia 24 de maio e será realizada novamente nesta quarta-feira, dia 31, ás 15hs, no auditório da ACIFAS.

Neste primeiro momento estarão sendo direcionadas aos grupos dos estabelecimentos Manipuladores de Alimentos, como restaurantes, lanchonetes, marmitarias, biffes, padarias, pizzarias, pastelarias, chiparias, sorveterias e açougues. Otacilia fala que o curso tem por objetivo orientar proprietários e funcionários para a garantia de um produto final de qualidade. E que no decorrer deste ano esta programação se estendera a área da saúde, onde serão beneficiados proprietários e funcionários de hospitais, farmácias, clinicas medicas e outros estabelecimentos de saúde.

Outra grande novidade para o município é a implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) que é responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal (carne e seus derivados, leite e seus derivados, mel, ovos entre outros), comestíveis e não comestíveis, a veterinária Monaliza Thomaz foi designada para regulamentar este serviço. O SIM será de grande importância para os produtores de Fatima do Sul que poderão comercializar os seus produtos de forma legalizada.

 


Link
Notícias Relacionadas »