04/07/2017 às 14h08min - Atualizada em 04/07/2017 às 14h08min

Ação do Senar, Sindicato Rural e Prefeitura vai cuidar da saúde do homem e da mulher em Fátima do Sul

Programa Saúde do Homem e da Mulher do Senar/MS, conta com a parceria do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Fátima do Sul

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A prefeitura de Fátima do Sul através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por intermédio do Sindicato Rural de Fátima do Sul, vai realizar no dia 22 de julho, uma ação social voltada para os cuidados da saúde do homem e da mulher do campo.

O Programa ‘Saúde do Homem e da Mulher’, do Senar/MS tem por objetivo gerar oportunidade de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero para as mulheres e câncer de próstata para os homens, levando informações importantes que conscientizem homens e mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

Na manhã desta terça-feira (04), um encontro na sala de reuniões da Secretária de Saúde, reuniu os representantes das categorias, para organizar e debater outras ações que serão realizadas no dia do evento que acontecerá no Posto de Saúde, localizado no Jardim Brasilândia, em Fátima do Sul.


FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Dois médicos urologistas estarão disponíveis para realizar exames físicos e laboratoriais, de Papanicolau na Mulher e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que previne o câncer de próstata e toque retal no homem. Os exames serão realizados sem  nenhum custo para os beneficiários. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar um médico clínico geral, para efetuar atendimentos para aquelas pessoas que não se enquadram no grupo que será atendido pelos médicos disponibilizados pelo Senar/MS.

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), em outra reunião que autorizou a execução do projeto no município, destacou a importância do dos programas e a iniciativa do SENAR em promover, além da capacitação do homem e da mulher do campo, proporcionando reflexos positivos na melhoria da produção, também preocupados com a prevenção e cuidados com a saúde do homem e da mulher do campo.

Na ação além das consultas médicas serão realizados exames preventivos, orientação, teste de glicemia capilar, HIV,  Hepatite,  sífilis, vacinação para crianças, aferição de pressão, atendimento odontológico, orientação em Saúde Bucal.

A programação será voltada para toda família. Enquanto os adultos estiverem recebendo atendimentos, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades de recreação e pedagógicas. Outra novidade será a possibilidade da emissão da carteira nacional de trabalho, ou orientações e atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, cortes de cabelos masculinos e manicure e pedicure gratuitamente.

O presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti, a ação e o empenho de todos é fundamental.  “Estamos trabalhando intensamente nessa ação, uma vez que sabemos da importância de levar saúde para o campo. Gostaríamos de convidar todos os produtores rurais de Fátima do Sul e do Distrito de Culturama, para participarem”, reforça o convite.

O município e as entidades envolvidas estarão mobilizando os proprietários rurais irem e também levar seus funcionários ao local da ação, que contará com médicos (ginecologista, urologista e clínico geral) e equipes de vacinação para crianças e adultos. Também serão disponibilizados ônibus para os moradores do Distrito de Culturama, que também serão assistidas pelo Programa.


EQUIPE DO SENAR E DO SINDICATO RURAL VISITAM PSF ONDE SERÁ REALIZADA A AÇÃO
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA


Link
Notícias Relacionadas »