05/07/2017 às 17h22min - Atualizada em 05/07/2017 às 17h22min

Detran alfabetizou 15 pessoas que precisaram tirar ou renovar a habilitação no Acre

Desde 2011 que o Detran do Acre realiza esses testes tanto para os candidatos à primeira habilitação quanto para quem quer renovar a carteira.

Projeto do Detran alfabetiza pessoas que precisam tirar habilitação (Foto: Reprodução/Redde Amazônica)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) exige exames teóricos, tanto para quem vai tirar a carteira nacional de habilitação pela primeira vez, como para quem vai renovar. Com o trabalho no campo, o produtor José da Silva, nem imaginava que teria que voltar a usar papel e caneta, mas, para continuar dirigindo o veículo que transporta a produção, ele precisou voltar para a sala de aula.

“Fui poucas vezes à escola quando era criança. Naquela época, era mais difícil, não é que nem hoje, hoje só não aprende quem não quer. Aí eu parei, fui nesse mundão de meu Deus aí só trabalhando. O tempo é pouco, achava que desse jeito ia dar de tocar minha vida, no pesado, mas agora precisou fazer”, conta.

Silva está precisando renovar a CNH e, para isso, precisa passar por provas que exigem leitura e escrita. “Não sei escrever, sei ler uma coisa ou outra, mas escrever não sei. A dificuldade agora foi essa, se eu soubesse ao menos escrever um pouco. Aí faz como diz a história, fiquei. Então, estou estudando para conseguir. Tem poucos dias, mas já melhorou um pouco. Às vezes escrevo nome e dá de ir, né”, diz humilde.

Desde 2011 que o Detran do Acre realiza esses testes tanto para os candidatos à primeira habilitação quanto para quem quer renovar a carteira.

“Porque o cidadão precisava atender o artigo 140 do Código de Trânsito e, quando a gente constava que ele não sabia ler nem escrever, batia um desespero muito grande por parte do cidadão, porque teria, a partir dali, um desemprego com o cancelamento da habilitação. Então, resolvemos ajudar essas pessoas, alfabetizar”, explica Geni Polanco, coordenador de educação de trânsito.

O projeto de alfabetização começou no início deste ano e, até junho, 15 pessoas aceitaram participar das aulas. Três deles conseguiram autonomia, tanto na leitura, quanto na escrita e deram continuidade aos seus processos de habilitação ou renovação da carteira de motorista.

Um deles foi o mototaxista Francisco de Souza. Ele teve que interromper as corridas porque não conseguia renovar a CNH. Há uma semana, ele conseguiu pegar a nova carteira, mas garante que quer continuar estudando.

“Quando renovava [a carteira] fazia só o exame de vista mesmo e renovava normal. Essas aulas me ajudaram muito, se não fossem elas, eu estava na lama. E eu vou continuar, porque quero aprender mais”, garante.

O diretor-presidente do Detran-AC, Pedro Longo, diz que o órgão, assim que identifica a dificuldade do condutor já ampara com o programa de alfabetização.

“É um apoio da nossa equipe pedagógica com apoio de alfabetização, mas mais voltado para aquilo que as pessoas vão enfrentar nos seus exames com vista na habilitação e ficamos felizes, porque queremos que o Detran seja parceiro da população e oferece alternativas e, quando nós podemos fazer algo pelas pessoas mais humildes ficamos muito felizes”, finaliza Longo.


Link
Notícias Relacionadas »