11/07/2017 às 10h41min - Atualizada em 11/07/2017 às 10h41min

Famílias de pequenos agricultores recebem novas casas rurais em Fátima do Sul

Para a prefeita Ilda Machado as moradias contribuem para que as famílias continuem morando no campo

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
Vice-prefeito Altair Albuquerque, prefeita Ilda Salgado Machado, e proprietários do imóvel. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Famílias de pequenos produtores rurais de Fátima do Sul e do Distrito de Culturama receberam suas casas próprias. A Prefeitura de Fátima do Sul em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPHAF) realizou na última sexta-feira (07), a solenidade de entrega das 15 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) integrante do “Minha Casa Minha Vida”, beneficiando famílias de várias localidades rurais do município.

A casa tem 59,82 metros quadrados, contendo dois (02) dormitórios, um (01) banheiro, uma (01) sala, uma (01) cozinha e duas (2) varandas e todas com reboco, pintura externa e interna, forro de madeira, piso cerâmico, inclusive nas áreas molhadas e de acordo com as normas de acessibilidade.

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), parabenizou o Governo do Estado, a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar Coofhap, e toda a equipe da Prefeitura de Fátima do Sul, pelo empenho e iniciativa em realizar o sonho dos produtores rurais em ter uma moradia melhor em sua propriedade, com isso melhorando a qualidade de vida e a valorização da propriedade rural.

Para a prefeita Ilda Machado as moradias contribuem para que as famílias continuem morando no campo. "Muitas famílias que moravam no sítio, vieram para a cidade em busca de melhores condições de vida. As casas motivam as famílias a ficarem em suas localidades, pois proporcionam conforto e segurança. Muitas das famílias que vivem na zona rural não teriam condições de construir uma casa com recursos próprios. Por isso, é importante a união de esforços governamentais para que essa população consiga ter melhores condições de vida e trabalho”, afirmou.

Durante a entrega das chaves, o coordenador regional do Governo do Estado, Valdenir Machado, reforçou o empenho do Governador Reinaldo Azambuja em garantir melhor qualidade de vida para que essas pessoas não abandonem a zona rural. “O meio rural é a fonte de renda dessas famílias, que muitas vezes produzem os alimentos que chegam até nossas casas. Garantindo moradias com estrutura de qualidade, estamos fomentando a zona rural”, aponta o coordenador.

Vista da casa em que a família Falcão morou por quase 30 anos e a nova moradia de alvenaria.
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Muitas são as histórias de vida das famílias de pequenos agricultores que estão realizando o sonho da casa própria. Uma delas é a do produtor rural, Rui Paulo Falcão e da esposa Dona Ilza Margarida, situados na Linha Barreirinho, no anel viário de Fátima do Sul, que estão morando pela primeira vez na vida em uma casa de alvenaria. Ele vive com a esposa e a filha, Mayara Oliveira Gayão, que é estudante do 3º ano de Farmácia e estão vivendo com muito mais conforto.

Seu Rui disse que no começo, não acreditava que esse projeto sairia do papel, mas hoje virou realidade e é uma ótima maneira de ajudar os pequenos agricultores. “Eu sempre quis ter uma casa boa, mas nunca tive dinheiro, porque nossas despesas são altas e o ganho vindo da agricultura sempre é pouco. Moramos por 29 anos naquela casa de madeira, onde criei meus dois filhos, juntamente com a minha esposa, mudar para uma nova residência com mais qualidade e conforto para todos nós é um sonho realizado”, disse.

Para a Dona Ilza, também é um sonho realizado. “Quem é que não sonha em ter um lar bonito, de material, com ajuda de todas as entidades, governo e prefeitura a gente conseguiu. Fiquei muito feliz quando terminamos a obra, estou muito contente em poder estar recebendo as chaves da nossa nova moradia. A nova moradia é um conforto, fácil acesso, fácil para realizarmos a limpeza, mudou para melhor as nossas vidas, principalmente para dona de casa. Na verdade eu não via a hora dessa inauguração”, comemorou a Dona Ilza.

Para a filha do casal, Mayara Oliveira, foi um sonho e uma conquista para toda a família. “Por mais que meus pais se esforçaram, durante quase 30 anos, nunca tiveram as reais condições para construir uma casa de alvenaria, da maneira que a gente sonhava. Um banheiro dentro de casa, uma cozinha com as paredes revistadas em piso cerâmico, agora temos um imóvel fácil de cuidar. Não tenho nem palavras para esbanjar a felicidade dos meus pais só têm é que a todas aquelas pessoas que ajudaram a tornar este sonho realidade, e principalmente a Deus, por eu estar perto dos meus pais e poder compartilhar desta felicidade com eles”.


FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Também acompanhou a solenidade de entrega das unidades habitacionais, o vice-prefeito de Fátima do Sul, Altair Vieira De Albuquerque; o presidente da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar - COOFHAP, Aparecido Falconery; da Assistente Social da COOFHAP, Izabel Meneguini; do Engenheiro Civil da Agehab, Fernando Nicoline; vereadores Diego Candido Batista (SD) Luiz Cordeiro da Silva (PSDB), Jairo Fernandes (PSDB), Dárcio Losano (DEM) e Ronaldo do Lanche (DEM), secretários e produtores rurais.


FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA


Link
Notícias Relacionadas »