12/07/2017 às 11h03min - Atualizada em 12/07/2017 às 11h03min

Fátima do Sul reúne gestores em encontro regional que debateu o Serviço de Assistência Social

Prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), disse que o evento é uma oportunidade importante para a integração entre os gestores

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Recepcionados pela prefeita Ilda Salgado Machado (PR), o município Fátima do Sul recebeu durante os dias 10 e 11 de julho, gestores municipais ligados a Assistência Social, para debaterem sobre o Serviço Único de Assistência Social – SUAS, tendo como tema do encontro SUAS em Movimento - Apoio Técnico ao Plano de Providências da Região Grandedourados.

O evento foi voltado para técnicos dos municípios da região da Grandedourados, com o objetivo de planejar e construir ações conjuntas relacionadas à Gestão do Trabalho e a Educação Permanente do SUAS. Tudo isso dentro da perspectiva de melhorar as condições de trabalho dos técnicos da assistência social e, por consequência, o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios do setor.

Na abertura do evento, a prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), deu as boas vindas a todos os presentes, dizendo que esse evento é uma oportunidade importante para a integração entre os gestores dos municípios. “Eventos como esse são de grande relevância. Além de aproximar o Estado dos municípios, contribui para a capacitação técnica dos servidores da área”, afirmou a Ilda Machado.

Na abertura do encontro, realiza na Escola Favo de Mel - CAIC, Elisa Cleia Nobre, que comanda a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), reforçou o pensamento de agregar para se discutir temas em comum. “Quando nos reunimos podemos colocar pensamentos antes isolados para um debate em comum, e ainda, como é propósito do evento, aprendermos com situações não corriqueiras em nossas cidades, mas que são comuns em outras”, disse.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), proporciona o encontro na medida em que orienta quanto ao apoio técnico para as principais dificuldades vivenciadas pelos municípios, a partir da análise do monitoramento 2016, se configurando numa estratégia de implementação da função de vigilância socioassistencial pelo Estado.

Prefeita Ilda Machado, Secretaria de Estado, Elisa Cleia e o vice-prefeito Altair de Albuquerque.
FOTO:WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Todo o evento é baseado nas visitas realizadas in loco, em 2016, pela equipe de monitoramento da Supas, em todos os municípios de MS. As não conformidades identificadas apontadas no relatório de Monitoramento 2016 resultaram na elaboração, por cada município, no Plano de Providências com a finalidade de superar tais situações.

Ao todos serão realizados 10 encontros em todas as nove regiões de planejamento do Estado, contemplando os municípios de pequenos e médios portes, e um Encontro contemplando, especificamente, os municípios de grande porte. Para cada um dos dois grupos serão tratados assuntos apropriados às especificidades regionais ou de porte considerando o diagnóstico realizado com base no último monitoramento in loco realizado pela SUPAS em 2016.

Além dos gestores de Fátima do Sul, também reuniu representantes dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.


Link
Notícias Relacionadas »