17/07/2017 às 09h10min - Atualizada em 17/07/2017 às 09h10min

Fátima do Sul recebe ação no sábado, dia 22, voltada para a saúde do homem e da mulher do campo

Ação é fruto da parceira do Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Fátima do Sul

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA

Acontece no sábado, dia 22 de julho, a partir dás 07hs, no Posto de Saúde, do Jardim Brasilândia em Fátima do Sul, a ação social voltada para os cuidados da saúde do homem e da mulher do campo. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Fátima do Sul através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por intermédio do Sindicato Rural de Fátima do Sul.

O Programa ‘Saúde do Homem e da Mulher’, do Senar/MS tem por objetivo gerar oportunidade de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero para as mulheres e câncer de próstata para os homens, levando informações importantes que conscientizem homens e mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

Na ação dois médicos urologistas estarão disponíveis para realizar exames físicos e laboratoriais, de Papanicolau na Mulher e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que previne o câncer de próstata e toque retal no homem. Os exames serão realizados sem  nenhum custo para os beneficiários.

A Secretaria de Saúde de Fátima do Sul irá disponibilizar um médico clínico geral, para efetuar atendimentos para aquelas pessoas que não se enquadram no grupo que será atendido pelos médicos disponibilizados pelo Senar/MS.

durante o evento além da disponibilização das consultas médicas serão realizados exames preventivos, orientação, teste de glicemia capilar, HIV,  Hepatite,  sífilis, vacinação para crianças, aferição de pressão, atendimento odontológico, orientação em Saúde Bucal.

A programação será voltada para toda família. Enquanto os adultos estiverem recebendo atendimentos, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades de recreação e pedagógicas. Outra novidade será a possibilidade da emissão da carteira nacional de trabalho, ou orientações e atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, cortes de cabelos masculinos, serviços de manicure e pedicure gratuitamente.

O município e as entidades envolvidas estarão mobilizando os proprietários rurais irem e também levar seus funcionários ao local da ação, que contará com médicos (ginecologista, urologista e clínico geral) e equipes de vacinação para crianças e adultos. Também serão disponibilizados ônibus para os moradores do Distrito de Culturama, que também serão assistidos pelo Programa.

 

Link
Notícias Relacionadas »