21/07/2017 às 09h30min - Atualizada em 21/07/2017 às 09h30min

Estudantes debatem parceria com Prefeitura para promover assistência técnica rural em Fátima do Sul

Prefeita Ilda Salgado Machado (PR), parabenizou a iniciativa dos estudantes e irá estudar os benefícios e custos com o Projeto para que possa viabilizar a parceria.

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), recebeu nesta quinta-feira (21), em seu gabinete, a visita dos acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola, da universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Durante o encontro, os acadêmicos propuseram a firmação de uma parceria junto à Prefeitura de Fatima do Sul, para prestação de assistência técnica, voltada para os produtores rurais do município.

Durante o encontro os acadêmicos detalharam sobre a empresa Jovens Empreendedores da Engenharia Agrícola (JEEAGRI), da qual foi criada em 2013, com intuito de desenvolver o lado empreendedor do acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola, com o objetivo colocar em prática todo conteúdo, visto em sala de aula desenvolvendo o senso de criatividade do acadêmico junto aos professores.

A Empresa além de contar com toda a estrutura da Universidade para realizar análises, é acompanhada de professores altamente qualificados que atuam juntamente com os alunos nas elaborações e execução de projetos. Ainda segundo os acadêmicos a empresa se dispõe a atender os produtores rurais, ter participação ativa nas escolas, com intuito de levar conhecimento em agricultura e sustentabilidade, aproximando toda a comunidade com a Universidade, para que possa estar contribuindo, na melhoria de vida das famílias que vivem no campo, com renda, sustentabilidade e melhores condições de produção.

FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A prefeita Ilda Salgado Machado (PR), parabenizou a iniciativa dos estudantes de Engenharia Agrícola, por buscar aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, colocando em prática em prol ao desenvolvimento do agronegócio. “Quero ressaltar a importância e ousadia dos jovens acadêmicos, na elaboração do Projeto, onde irei reunir minha equipe estudar com carinho, o que foi proposto. Estaremos sempre de portas e janelas abertas para ajudar estudantes, que possa estar beneficiando nossa gente, ainda mais para aqueles pequenos produtores, que às vezes não tem condições financeiras de receber este tipo de assistência em sua propriedade. Acho importante estarmos trabalhando em conjunto em prol da educação e também para melhoria e qualidade de vida das famílias que vivem na área rural”, disse a prefeita.

Segundo dados da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER/MS, o município de Fátima do Sul conta com cerca de 1.400 propriedades rurais, sendo que 800 são consideradas da agricultura familiar, aquelas que desenvolvem atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural. Das 800 famílias, consideradas da agricultura familiar, cerca de 450 estão recebendo assistência técnica gratuita.

Os acadêmicos avaliaram que visita serviu para estreitar os vínculos com a prefeitura e buscar maneiras de fazer parcerias junto ao Poder Executivo, em beneficio da população, principalmente da área rural, muitas das vezes, menos assistida pelo poder público.

CONHEÇA MAIS SOBRE A JEEAGRI

http://jeeagri.webnode.com/

https://www.facebook.com/jeeagri/

[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »