25/07/2017 às 15h40min - Atualizada em 25/07/2017 às 15h40min

Ação para cuidar da saúde do Homem e da Mulher registra mais de mil atendimentos em Fátima do Sul

Fátima do Sul recebeu o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher do Campo

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA, com informações do SENAR/MS
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Fátima do Sul recebeu o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher do Campo, em ação realizada no sábado (22). Foram registrados, ao todo, 1.022 procedimentos. A iniciativa contou com atendimentos em saúde, como aferição de pressão; exame de glicemia; aplicação de vacinas; teste preventivo e consulta urologista; e serviços sociais como Espaço Beleza, com o trabalho de cabeleireiros e maquiadores, e orientações das relações de trabalho pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

José Ricardo Casotti, Terezinha Cândido e prefeita Ilda Salgado Machado
(FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMAEMDIA)

Essa foi a quarta edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, que já passou pelos municípios de Corumbá, Três Lagoas e Novo Horizonte do Sul.   “O Senar/MS possibilita a Formação Profissional Rural e a Promoção Social, estimulando os postos de trabalho. Mas, para que isso ocorra, é preciso priorizar a saúde do trabalhador. O Sistema Famasul está aqui para contribuir com a sociedade, tanto que aproximamos o campo e a cidade, nessa iniciativa que visa o bem da comunidade em geral”, afirmou a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

Para o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, o evento foi um sucesso. “É uma satisfação receber esse grande projeto do Senar/MS. Isso só foi possível graças à parceria do Sistema Famasul e da Prefeitura de Fátima do Sul público. Juntos somamos forças para oferecer o melhor para a nossa população”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti.

Além da Prefeitura Municipal de Fátima do Sul, Sindicato Rural e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o evento contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS, secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social.  O objetivo foi de gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças no meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida.

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), o evento é de grande importância para o município de Fátima do Sul. “É um desafio muito importante para Fátima do Sul. A ação é inédita e fará a diferença para nossa população. Esse ano começamos pelo Brasilândia e, se possível, esperamos levar esse trabalho até o distrito de Culturama da próxima vez”, sinaliza a prefeita Ilda Machado.

Para organização os números foram satisfatórios. Os urologistas atenderam 178 homens com exames físicos e laboratoriais. Quanto ao público feminino, 70 mulheres realizaram os testes de preventivo para o câncer do colo do útero. Além dos próprios atendimentos, o mais importante foi manter a população informada sobre o cuidado com o bem-estar.

Exemplo disso está o senhor de 94 anos, José Onório Barcelar, que sem medo encarou o exame junto ao filho. Soube da iniciativa graças à neta que trabalha como agente de saúde na cidade. “Fui muito bem tratado e atendido. Eu só fiz duas vezes o exame em toda minha vida, e hoje fiz novamente depois de muito tempo. Graças a Deus está tudo bem comigo. Agora é se cuidar”, conclui o aposentado.

Maria José da Silva, 51 anos, pegou carona no ônibus que foi disponibilizado para comunidade do distrito de Culturama, distante a 30 Km de Fátima do Sul, e foi até o local da ação. A dona de casa aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo e também para dar uma repaginada no visual. “Faço o preventivo anualmente. O que eu puder fazer aqui hoje, vou fazer: consultar com o dermatologista, fazer unha, cabelo, maquiagem, para alegrar o coração do meu marido. Não tem como não ficar contente com todos esses serviços de uma só vez!”, declara ela bastante sorridente.

RELATOS DE PESSOAS ATENDIDAS


Dª Maria Zilma, Aparecido dos Santos, senhor Abidias, Dª Maria de Fátima da Silva e Sebastião Ferro da Silva
(FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMAEMDIA)

Dª Maria Zilma, moradora na Linha Barrerinho 2ª Zona, disse que o evento foi muito bom, gostei muito do atendimento, as pessoas estão muito contente, a forma que foi organizada incentiva a todos os homens e mulheres a participar desta ação.

Aparecido dos Santos, morador do Jardim Brasilândia, estou gostando do evento, e vendo o esforço de todos trabalhando muito, tentando atender a gente da melhor maneira. “Esse evento é admirável para toda a população”.

Já o Senhor Abidias, morador em Culturama, agradeceu a oportunidade de estar podendo cuidar de sua saúde sem gastar nada pelo atendimento recebido. “Estão todos de parabéns, passamos pelo médico, depois tivemos um belo café da manhã, regado a frutas, foi tudo de bom”.

Dª Maria de Fátima da Silva, que mora no Jardim Brasilândia, há 24 anos, disse que é a primeira vez que ela participa de um evento com tanta atividades em seu bairro. “Mas é legal, eu fui muito bem atendida, não tenho vergonha de falar, que atendimento, que fartura”.

Para o produtor rural Sebastião Ferro da Silva, também morador da Linha Barreirinho, o evento é importante consegui realizar alguns exames e colocar várias vacinas em dia. “A possibilidade para o homem do campo, além de cuidar da saúde receber informações resolvendo alguns assuntos que poderia nos custar um dia inteiro já valeu a pena, para nós que somos campo e temos um dia a dia muito atarefado”.  

RELATÓRIO DE ATENDIMENTO


Link
Notícias Relacionadas »