12/09/2017 às 08h00min - Atualizada em 12/09/2017 às 08h00min

Secretaria da Saúde desenvolve Programa de Antitabagismo em Fátima do Sul

Parar de fumar não é uma tarefa fácil mesmo os malefícios do vício sendo enormes, afirmam os fumantes

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Todos os anos cerca de 200mil pessoas morrem no Brasil em consequência de doenças causadas pelo tabagismo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)

O tabaco é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, sendo responsável por milhões de óbitos todos os anos. Pelo menos 50 doenças, entre elas o câncer, são causadas pelo tabagismo.

Com o objetivo de reduzir estes dados e a prevalência de usuários do cigarro, a Secretaria Municipal da Saúde de Fátima do Sul, reuniu pacientes que desejam parar de fumar.  Foram realizadas consultas médicas, raio x de tórax e espirometria da maioria dos pacientes cadastrados ao programa e alguns tiveram seus exames agendados para a primeira quinzena do mês de setembro.

O evento marcou o início do Programa Anti Tabagismo que terá início na segunda quinzena do mês de setembro em todas as ESF (Estratégia de Saúde da Família) do município.

O programa conta com o apoio de uma equipe multiprofissional da qual fazem parte: Assistente Social, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeuta, Médicos, Nutricionista, Odontólogos e Psicólogos, além dos Agentes Comunitários de Saúde.

O objetivo do programa é auxiliar o paciente que deseja parar de fumar oferecendo apoio profissional e insumos e outros medicamentos. Os pacientes serão acompanhados pelo período de um ano em encontros semanais, quinzenais, mensais e trimestrais.

Para participar do programa os pacientes precisam procurar a ESF mais próxima de sua residência e realizar um cadastro.


Link
Notícias Relacionadas »