26/09/2017 às 09h33min - Atualizada em 26/09/2017 às 09h33min

China bloqueia Whatsapp e alerta para maior censura na internet

A China intensificou a censura contra o aplicativo

A China intensificou a censura contra o aplicativo de troca de mensagens instantâneas Whatsapp, comumente utilizada por opositores do regime de Xi Jinping para trocar mensagens de maneira segura.

Segundo a Agência de Notícias EFE, há dois dias que usuários do aplicativo não conseguem utilizá-lo por completo. Na semana passada, as trocas de mensagens pelo Whatsapp já vinham sofrendo com bloqueios esporádicos, mas agora o bloqueio é total.

A suspeita é que o bloqueio total seja motivado pela proximidade do Congresso do Partido Comunista, agendado para o dia 18 de outubro, quando devem ser feitas as eleições dos dirigentes do regime comunista no país.

O sistema de criptografia do Whatsapp impede que os conteúdos das mensagens trocadas pelos usuários sejam visualizados por outras pessoas, ou pelo governo.

Como alternativa, o governo chinês possui um aplicativo, o WeChat, em que censura mensagens e apaga contas com “material político sensível”.

No próximo mês, o governo chinês anunciou que irá endurecer as normas de controle na internet. As medidas incluem verificação da identidade real de usuários de redes sociais, além do aumento de controle sobre conteúdos e comentários publicados nas mídias.


Link
Notícias Relacionadas »