05/10/2017 às 12h12min - Atualizada em 05/10/2017 às 12h12min

Filha e genro são presos e confessam assassinato de idoso em Rio Brilhante

Ela e marido, que estavam foragidos, foram localizado na Vila São Pedro, em Dourados

O casal Cristiane Mendes da Conceição (36) e Marcos da Silva(44) que estavam sendo procurados pela Polícia desde o último dia 18 de setembro por homicídio, foram presos pela Polícia Civil de Rio Brilhante. Eles foram apresentados nesta quarta-feira (04).

A PRISÃO

De acordo com informado pela Polícia, um investigador lotado na Delegacia de Rio Brilhante viajava com a família pela BR 163 sentido Dourados, quando ao passar pela Vila São Pedro (Dourados) visualizou Cristiane e seu amasio as margens da rodovia. Fazendo o reconhecimento  do casal, o policial imediatamente parou e deu voz de prisão aos dois, que não resistiram e logo confessaram o assassinato de Adão Luiz de Souza Xavier (61), ocorrido no dia 17 de setembro em um barraco as margens do prolongamento da rua Benjamin Constant, saída para Dourados.

FILHA CONFESSA QUE MATOU

Em depoimento na Delegacia de Rio Brilhante para onde os dois foram levados, Cristiane, confessou  que desferiu o golpe de faca nas nádegas do pai enquanto o mesmo estava de costas para ela.

Segundo a filha, ela e o pai haviam discutido naquele dia em razão de ”bebedeira” de acordo com depoimento. ”Começamos a beber na hora do almoço, eu meu marido e meu pai, bebemos uns quatro ou cinco corotes de pinga”, diz Cristiane.

Relata que os três estavam sentados na parte externa do barraco, quando no início da noite ela e o pai começaram a discussão, por motivo que ela não se recorda, apenas alega ser por ”bebedeira”. A filha conta que Adão foi para cima dela com um espeto, quando ela pegou uma faca que estava em cima de um poço e desferiu um golpe pelas costas do pai já na cozinha do barraco, acertando a região das nádegas.

Para Policia, Cristiane conta que seu companheiro Marcos entrou no meio da discussão e retirou o espeto das mãos da vítima e guardou no interior do barraco, e quando Adão entrou para pegar o objeto ela foi atrás e o atingiu com a faca.

8440cd53-9a88-4300-af58-cc9b29276289

8440cd53-9a88-4300-af58-cc9b29276289

Interior do barraco onde vítima morreu (Olimar Gamarra)

”Depois que dei a  facada pedi desculpas para ele e continuamos bebendo”, diz a mulher. Relata ainda que apos ser esfaqueado, Adão ainda voltou e sentou com os dois em uma cadeira onde continuou ingerindo bebida alcoólica, somente depois de cerca de 20 minutos começou a sentir-se mal e pediu para o levarem para a cama. Porem segundo Cristiane em nenhum momento o pai reclamou de dor e eles não perceberam sangue no corpo da vítima.

Já se arrastando Adão foi colocado na cama pelo genro. Depois disso o casal ainda continuou bebendo. Quando foi esquentar a janta, a mulher diz que pediu para Marcos chamar o pai para comer, foi quando perceberam que o mesmo estava gelado. Ela então teria pedido para um vizinho chamar a ambulância e a polícia pois seu pai ”parecia estar morto”.

Com a chegada da polícia o casal permaneceu no local, e negaram a todo tempo que soubessem que Adão tivesse sido assassinado, mesmo depois da perícia constatar o golpe de arma branca. Em depoimento eles disseram que ficaram com medo de serem presos por isso não disseram a verdade. ”Não contamos nada pra Polícia e nem pro vizinho, estava como medo de ser presa”.

A FACA

Cristiane e Marcos disseram que a faca usada é de aproximadamente 20 centímetros e foi jogada logo depois de usada no quintal. Apesar de buscas feitas pela Policia a faca não foi encontrada.

INOCENTA O MARIDO

Questionada quanto a participação de Marcos no crime, Cristiane diz que ele não teve nada a ver com a briga, a nao ser retirar o espeto das mãos de Adão. ”Eles se davam bem, nunca tiveram problemas”,afirma.

A mulher que tem antecedentes por lesão corporal se diz arrependida e que a intenção não era matar o pai. ”Ele é meu pai mas não fui registrada nem criada por ele, só pela minha mãe. Minha convivência com ele era mais ou menos , estava morando com ele a uns três a quatro meses, antes disso morava em Dourados. Estou arrependida”.

O QUE DIZ MARCOS

Alegando ingerir bebida alcoólica diariamente, Marcos, relata que no dia do crime ele e a esposa, estavam na rua e chegaram ao barraco por volta das 18h, contrariando o que disse Cristiane. Os três teriam começado a beber pinga no quintal.

Diz que quando chegaram Adão já estava bebendo. ”Quando a Cristiane foi arrumar a janta eles começaram a discutir”, lembra que a filha teria dito ao pai, ”você para de beber que vamos jantar”. Essa discussão durou algum tempo quando o pai partiu para clima da filha e a derrubou no chão. Ao entrar dentro do barraco e retornar com o espeto Adão foi atingido pelo golpe de faca, em seguida sentou na cadeira onde continuou bebendo. ”Em certo momento ele resolveu guardar o espeto dentro do barraco, e quando voltou para se sentar a Cristiane deu a facada. Ele ainda ficou lá na cadeira, mas depois começou a suspirar, aparecia cansado, mas não reclamou de dor”, conta Marcos.

O homem diz que chamaram um vizinho que ele não recorda o nome e levaram a vítima para a cama, porem ates disso Cristiane teria jogado água fria na cabeça e rosto do pai para ver se o ele reagia. Marcos também sustenta que não contaram nada para os policiais no dia dois fatos, porque ela estava com medo de ser presa.

”Ela esfaqueou para se proteger, mas não queria matar”, fala Marcos. Ele informou que sua família reside em Dourados e conheceu a vítima cerca de 4 meses, logo apos ter começado o relacionamento com Cristiane.

A FUGA DURANTE VELÓRIO

Os dois contam que no dia seguinte durante o velório de Adão na capela mortuária de Rio Brilhante, resolveram fugir pois desconfiaram que a Polícia pudesse prende-los.

Depois de seguirem de bicicleta pala BR 163, e dormirem as margens da estrada chegaram ate a vila Vargas. Mesmo não tendo familiares naquela localidade permaneceram na rua ate serem presos.

PROCURADOS

Local exato onde Adão foi esfaqueado, segundo Cristiane (Olimar Gamarra)

O casal que entrou em contradições em vários momentos, já estava com mandado de prisão expedido pela justiça, respondera por homicídio duplamente qualificado, motivo tope e meio que dificultou a defesa da vítima.

Apos passarem por exames de corpo de delito no hospital foram encaminhados ao estabelecimento penal masculino e feminino da cidade.

De acordo co o Delegado do caso Andre Luiz de Mendonça Fernandes, o crime esta esclarecido, restando apenas algumas buscas na tentativa de localizar a faca usada no crime. ”Desde o primeiro momento já suspeitamos deles e com o decorrer das investigações não restaram duvidas e pedimos a prisão de ambos” comenta Andre.


Link
Notícias Relacionadas »