16/10/2017 às 08h02min - Atualizada em 16/10/2017 às 08h02min

Dourados recebe técnicos de MS e do Paraná para discutir modal ferroviário

A Consulta Pública de Dourados, na Aced, está marcada para às 19 horas desta segunda-feira (16)

- MS EM FOCO

Após participar, há vinte dias, no Palácio Iguaçu, sede do Governo paranaense em Curitiba, do encontro com o governador Beto Richa (PSDB), para discutir a participação de Dourados no traçado da Ferroeste, a prefeita Délia Razuk (PR) recebe, nesta segunda-feira (16), na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), técnicos da Ferroeste e do Governo do Paraná, além do governador e técnicos de Mato Grosso do Sul, para mais uma etapa desse processo.

Segundo a prefeita Délia Razuk, o governador Reinaldo Azambuja tem sido um dos mais entusiastas defensores dessa proposta. “Na semana passada, ele me chamou para conversar sobre isso e, mais uma vez, disse que o Governo está empenhado em articular, junto com o governador Beto Richa e a Ferroeste, para nos ajudar a inserir Dourados nesse traçado e ao mesmo tempo beneficiar toda essa região do Conesul do nosso Estado”, disse a prefeita.

De acordo com o que vem sendo tratado para a implantação do modal ferroviário, que consiste no transporte de cargas por ferrovias, uma primeira Consulta Pública foi realizada, segunda-feira (9) passada, em Curitiba, e agora os técnicos vão se reunir em Dourados, nesta segunda, com a presença, inclusive, do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, para que autoridades e representantes da sociedade possam opinar sobre o projeto.

O trecho em debate nessa Consulta Pública pretende contemplar a construção de 350 quilômetros de trilhos, entre Cascavel, no Paraná e Dourados, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Guarapuava no estado vizinho e interligando as cidades sul-mato-grossenses de Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, até o Porto de Paranaguá. Com esse traçado, a Ferroeste espera absorver a demanda logística do Paraguai (via Guaíra) e do Mato Grosso do Sul, oferecendo uma alternativa para escoar não só a crescente safra de grãos, mas também da indústria pecuária regional.

No encontro de Curitiba, a prefeita Délia Razuk ouviu o compromisso do governador Beto Richa de que o Estado do Paraná já está buscando investidores internacionais para viabilizar a infraestrutura da ferrovia. “O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura Marcelo Miglioli, também, já colocaram toda a estrutura da equipe técnica do Governo de Mato Grosso do Sul para nos ajudar nesse sentido e temos certeza de que essa será mais uma parceria vitoriosa para os nossos interesses regionais e o desenvolvimento dos dois estados”, afirmou Délia Razuk.

A Consulta Pública de Dourados, na Aced, está marcada para às 19 horas desta segunda-feira, na avenida Joaquim Teixeira Alves, 1480, no centro da cidade.


Link
Notícias Relacionadas »