01/11/2017 às 08h50min - Atualizada em 01/11/2017 às 08h50min

Alunos de Fátima do Sul viajam 20 horas para visitar o Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar

Alunos e professores se esforçaram, fizeram rateio e viajaram 1.148,6 km para conhecer as instituições.

- ASSESSORIA
Todos os alunos se envolveram, juntamente com seus familiares e professores, e conseguiram arcar com todos os custos da viagem. (Foto: Divulgação/PMU)

Na tarde de segunda-feira, 30, o Aquário de Ubatuba recebeu uma visita muito especial: 27 estudantes e 03 professores da Escola Estadual Vicente Pallotti, de Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Os alunos são do 2º ano do Ensino Médio e vieram a Ubatuba, especialmente conhecer o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar.

Para a diretora adjunta, Vânia do Nascimento, é uma oportunidade única esse passeio. “Nós temos a Faculdade Federal e cai muito sobre a fauna e flora, mas não só do nosso Estado, então é importante eles conhecerem uma realidade diferente da deles”, ressalta a professora.

E quem pensa que foi fácil chegar até aqui, se engana. Os alunos estão se preparando há 04 meses para o passeio e, para arrecadar dinheiro, realizaram rifas e promoções de pizzas. Todos os alunos se envolveram, juntamente com seus familiares e professores, e conseguiram arcar com todos os custos da viagem.

A brilhante ideia de conhecer o Aquário de Ubatuba partiu do professor de Biologia, Leandro Britto, que esteve aqui em 2004 e se apaixonou. Ficou com sonho de, um dia, trazer os alunos. E esse sonho se tornou realidade.

“Eu fico muito feliz de trazer esses alunos tão dedicados para conhecerem um trabalho sério de cuidado, educação e reabilitação da vida marinha”, explana Britto. Para o professor o passeio abrirá a mente dos alunos para a conscientização e preservação ambiental.

A estudante Joana Monteiro de Alencar, 16 anos, disse que é muito divertido vivenciar na prática tudo que aprendeu em sala de aula. “A gente fica igual criança, encantados, em ter a oportunidade de conhecer e tocar em várias espécies de animais marinhos.”

Para Ana Beatriz de Oliveira, de 15 anos, se as pessoas tivessem a consciência de preservar e cuidar do meio ambiente, poderiam dar um futuro melhor para todos.

Para completar o passeio, o professor Leandro Brito agradeceu a diretoria do Aquário e a todos os colaboradores que os receberam e parabenizou a equipe pelo trabalho realizado há mais de 20 anos.

“Este tipo de visita nos deixa muito feliz, pois ao observarmos o esforço dos alunos de uma escola pública, mobilizados por meses para virem de um local tão distante para conhecer nosso trabalho, nos da a convicção de que estamos no caminho certo no que tange a educação ambiental”, comenta o oceanógrafo Hugo Gallo Diretor do Aquário de Ubatuba.


Link
Notícias Relacionadas »