23/11/2017 às 13h32min - Atualizada em 23/11/2017 às 13h32min

Estudantes do PROEMI do Distrito de Culturama assistem à palestra sobre profissões

Os estudantes da Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, distrito de Culturama

- DA REDAÇÃO

Os estudantes da Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, distrito de Culturama, no município de Fátima do Sul, participaram de uma palestra com o juiz de direito aposentado e advogado Ailton Stropa Garcia, que veio falar sobre sua trajetória de vida, crescimento e realização profissional. A palestra faz parte dos temas tratados nas disciplinas de Projeto de Vida e Pós – Médio oferecidas no sexto tempo através do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI, que busca despertar nos estudantes autoria e o protagonismo juvenil.

A palestra teve como objetivo estimular os estudantes a pensarem mais sobre o futuro profissional que os espera, buscando-se investigar as perspectivas de futuro dos adolescentes do Ensino Médio e abordando temas como a continuidade dos estudos, escolha vocacional, universidade, trabalho e importância dos relacionamentos na transição para a vida adulta.

O Palestrante, Dr. Ailton, agradeceu à direção colegiada da escola pelo convite, na pessoa do professor da disciplina de Pós – Médio Cleiton Rodrigues de Araújo, do Sexto Tempo de aula, principalmente pela acolhida de todos e destacou que foi um prazer se ver mais perto dos jovens nessa fase tão importante de suas vidas, sentindo-se lisonjeado por poder contribuir com a educação de nosso Estado, contanto um pouquinho de sua história e trajetória de vida, ainda mais no município de Fátima do Sul, onde, por vários anos, exerceu o cargo de juiz de direito.

Para o palestrante, “escolher uma profissão deve estar relacionado ao modo de ser, estilo de vida que deseja e como se espera ser reconhecido no meio em que vive. Já a opção por um curso ou por uma carreira envolve uma reflexão profunda em que o adolescente deve perquirir sobre o seu projeto de vida e, para tanto, se conhecer bem e manter uma boa rede de relacionamentos e amizades”.

Para finalizar, a diretora da unidade de ensino, Edilene de Fátima Lima, disse que “diante das opções e novas possibilidades de profissões existentes hoje no mercado de trabalho, tem sido difícil para o jovem fazer a escolha profissional de acordo com seu perfil e suas aspirações, gerando ansiedade, indecisão e escolhas inapropriadas. Desta forma, é importante que a escola ofereça condições para que o aluno tenha acesso a informações que o favoreçam a tomar decisões assertivas neste sentido". "E essa palestra foi feita para ajudar nessa escolha”, completa, agradecendo o Dr. Ailton que não mediu esforços para desempenhar tal ação.


Link
Notícias Relacionadas »