27/11/2017 às 13h11min - Atualizada em 27/11/2017 às 13h11min

Alunos da Escola Jonas Belarmino do Distrito de Culturama visitam a Usina Hidrelétrica Itaipu

A Usina Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

- DA REDAÇÃO

Estudantes do 3º ano Ensino Médio e Professores da Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, do distrito de Culturama, foram à cidade de Foz do Iguaçu/PR onde fizeram uma visita a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e receberam informações sobre seu funcionamento através de vídeo e palestra, participando de uma aula prática de Física, Geografia, Química e Biologia que motivaram os estudantes a saberem mais sobre a importância da Usina, agregando valores aos diversos saberes anteriormente adquiridos.

A Usina Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, tendo produzido mais de 2,4 bilhões de MWh desde o início de sua operação até o final do ano de 2016. As obras de construção da usina foram iniciadas em 1975. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% do consumo paraguaio. A partir de 2003, a Itaipu Binacional ampliou sua missão e passou a gerar energia elétrica de qualidade e com responsabilidade socioambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável na região. A palavra Itaipu é de origem indígena (tupi) e significa “Pedra que Canta”.

Os alunos puderam conhecer a flora e a fauna, andar pelas trilhas até chegar à passarela próxima a Garganta do Diabo, ao som das águas, com a presença de alguns animais como os quatis e, na volta apreciar a paisagem pelo elevador panorâmico construído para os visitantes terem um novo ângulo de contemplação das cataratas. Para os idealizadores do projeto “foi um passeio que certamente ficará registrado não só nos diversos cliques, mas também em nossas lembranças, um passeio que nos possibilitou perceber o quanto a natureza é bela e deve ser respeitada, cuidada. Assim como também as boas recordações desses alunos do 3º ano, que estiveram juntos nos últimos três anos, se empenhando e vencendo mais uma etapa rumo a muitas vitórias”.


Link
Notícias Relacionadas »