30/11/2017 às 09h19min - Atualizada em 30/11/2017 às 09h19min

Cursos sobre processamento do peixe e bordados incentivam a busca alternativa de renda em Fátima do Sul

Treinamento foi fruto da parceria entre Sindicato Rural, Senar/MS e Prefeitura Municipal

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Alguns profissionais responsáveis pelo preparo da merenda escolar, outros com interesse de aprender novas técnicas e pratos típicos da culinária, participaram do treinamento sobre o processamento da carne de peixe, fruto da parceria entre Sindicato Rural, Senar/MS e Prefeitura Municipal de Fátima do Sul.

Aproveitar o peixe ao máximo na produção de diversos tipos de alimentos foi o principal ponto da capacitação. Segundo o instrutor do Senar, Francisco Ferreira, o objetivo do curso é oferecer condições para o melhor aproveitamento do pescado.

Durante a qualificação, que tem 16 horas de duração, foram produzidos pratos como lasanha, croquete, frituras, bolinho, quibes, pirão, molho e outros. Para desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e conservação de pescados, foram repassadas aos participantes do curso técnicas de limpeza, corte e filetagem, que é um dos primeiros passos para a industrialização.

Para Ilda Salgado Machado (PR), prefeita de Fátima do Sul, um dos primeiros passos para oferecer produtos de qualidade é poder contar com profissionais capacitados e que se sentem valorizados para exercer o oficio, e se depender de sua gestão, profissionais terão oportunidade para treinamentos que aprimoram seus conhecimentos para, assim, melhor atender a população, e as pessoas que visitam o município.

“Com os cursos sobre peixes e bordados é possível conseguir uma boa renda, mas para isso temos que ter pessoas criativas e estar buscando sempre novas formas de trabalho e de sabores e produtos para conquistar sua clientela. A base do curso é de produção e confecção, mas nada impede que os participantes possam trabalhar com outros produtos similares, o básico elas já aprenderam agora só depende delas” finalizou.

PARCERIA INCENTIVA MULHERES NA BUSCA DE ALTERNATIVA DE RENDA FAMILIAR

Com o objetivo de promover socialização, prevenção às situações de risco social, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e geração de renda alternativa, a Secretaria Municipal de Assistência, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também fruto da parceria entre Sindicato Rural, Senar/MS e Prefeitura Municipal de Fátima do Sul, foi realizado o curso de bordado em crivo na sede do CRAS.

PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DE BORDADOS EM CRIVO.
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A qualificação beneficiou 12 mulheres fatimassulenses. Segundo a instrutora do curso, esta capacitação é um meio de preparar novas mulheres para o mercado de trabalho.  “Essa é uma mão-de-obra muito difícil de ser encontrada, por isso a intenção de qualificar essas mulheres”, destacou Arlete Delevatti.

Para a aluna Cícera Pereira Vieira, o curso irá ajudar muito. “Não tinha muito conhecimento em bordados. Mas pelo nome me atraiu. Gostei muito de ter participado. Pretendo me aperfeiçoar cada vez mais, para que possamos usufruir o que aprendemos durante esses quatro dias, para termos uma renda, que com certeza essa nova opção de trabalho vai  ajudar”, disse.

Os interessados em participar de novas capacitações deverão procurar o Sindicato Rural pelo telefone (67) 3467 2440.


Link
Notícias Relacionadas »