01/12/2017 às 16h12min - Atualizada em 01/12/2017 às 16h12min

No Dia Mundial de Combate a AIDS, Secretaria de Saúde promove blitz de conscientização em Fátima do Sul

O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado em 1º de Dezembro

- DA REDAÇÃO

Hoje dia 01 de Dezembro é comemorado O Dia Mundial de Combate à Aids e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença!

A Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul reuniu os profissionais da Atenção Básica e para uma blitz de conscientização na Praça Getúlio Vargas, além de exames de teste rápido de sífilis e HIV.

O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado em 1º de Dezembro desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro, cortantes. Diferentemente do que muitos pensam ser HIV positivo não é o mesmo que ter AIDS. A AIDS é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

A AIDS é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de AIDS, morre-se das complicações por doenças  oportunistas.   A AIDS, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundial de Combate à AIDS, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.

É importante mostrar para a população que não se contrai AIDS com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente.

O laço vermelho utilizado na luta contra a AIDS foi criado em 1991 pela Visual AIDS de New York, que queria fazer uma homenagem aos amigos com a doença. A cor vermelha remete ao sangue e à paixão. 

 A Blitz não se limita apenas a um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade, pois conscientizando das maneiras de contaminação podemos prevenir o preconceito, não  deixando da abraçar, conviver e amar.


Link
Notícias Relacionadas »