06/12/2017 às 09h14min - Atualizada em 06/12/2017 às 09h14min

Carteira de habilitação Nova CNH terá microchip como cartão de crédito e começa a vigorar em 2019

Cartão de plástico com microchip com todas as informações do motorista.

- Campo Grande News

Cartão de plástico com microchip com todas as informações do motorista. É a CNH Digital, que deve começar a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019, diz a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que deverá ser publicada ainda nesta semana.

Os Detrans de todo o país deverão estar prontos para o modelo da nova Carteira Nacional de Habilitação até o final de 2018. A expectativa é de que a nova CNH irá reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.

O formato de cartão inteligente se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

A novidade também abre as portas para que o documento se torne mais "universal", podendo (no futuro) servir para pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip). Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.


Link
Notícias Relacionadas »