30/05/2018 às 08h07min - Atualizada em 30/05/2018 às 08h07min

Ação de Saúde em Culturama, distrito de Fátima do Sul atende quase 500 pessoas

Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural é realizado pela 2ª vez no município de Fátima do Sul.

- ASSESSORIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS realizou, nesse sábado (26), a 18ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, dessa vez na Unidade Saúde da Família de Culturama, distrito de Fátima do Sul. A parceria com o Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Esportes atendeu cerca de 500 pessoas no local com consultas médicas, odontológicas, vacinação, testes rápidos e exames. Ao todo foram registrados 921 procedimentos.
A iniciativa contou com o apoio do Hospital de Câncer Alfredo Abrão e da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito, participou do evento que promove a saúde no campo. “Este é um projeto primordial, pois prezamos pela prevenção e longevidade da população brasileira. Há 30 anos, a expectativa de vida era inferior a 65 anos. Atualmente, está superior a 75 anos. Por isso, este trabalho voluntário e comprometido é realizado com muito empenho pela classe produtora”.
O presidente do Sindicato Rural do município, José Ricardo Casotti, reforçou que é a segunda vez que o programa acontece em parceria com o Sistema Famasul. “É com muita alegria que retornamos com essa iniciativa em Fátima do Sul. Eu acredito nessas parcerias, um projeto especial em que nós, enquanto sindicato rural, podemos ajudar a sociedade, com responsabilidade e cuidado”, salientou Casotti.
A prefeita, Ilda Salgado Machado, ressaltou: “Não é só medicamento, mas o remédio para a saúde da população é a atenção especial e direta. E esse é o perfil dessa grande ação do Senar/MS, que trata as pessoas com muito respeito e carinho, e que tem colaborado muito com a saúde de Fátima do Sul pela segunda vez”.
O casal de agricultores Maria de Fátima de Oliveira, 66 anos, e Francisco de Oliveira, 67 anos, participou do evento. “Eu sempre faço o exame de prevenção e, há dois anos, sou beneficiado com esse atendimento. Participei ano passado, e agora aconteceu aqui, ao lado de casa. Nem precisei me deslocar. O melhor de tudo foi sair daqui com o resultado rápido, que apontou que minha saúde está nota 10!”, declarou o produtor rural.
Prestigiaram o evento os presidentes dos Sindicatos Rurais de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; Vicentina, Valter Dalla Valle; Jateí,  José Pereira da Silva; Itaporã, Otávio Vieira de Mello; Caarapó, Antônio Umberto Maran; o superintende do Senar/MS, Lucas Galvan; presidente do MNP, Rafael Gratão; vereador de Fátima do Sul, Jose Michel Gomes; secretário municipal distrital em Culturama, José Caciano (Teté), secretárias municipais de Saúde, Priscila Gazolla; e de Assistência Social, Rafaela Teixeira; subtenente Ademir, representando a Polícia Militar; e o capitão Costa, representando o Comando do Corpo de Bombeiros Militar.

Link
Notícias Relacionadas »