08/10/2018 às 09h36min - Atualizada em 08/10/2018 às 09h36min

Treze deputados se reelegem, sete perdem e Londres Machado volta com nove novatos

A Assembleia Legislativa teve renovação de 45% nesta eleição

-
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A Assembleia Legislativa teve renovação de 45% nesta eleição, com 13 dos 24 deputados estaduais conseguindo a reeleição. Sete perderam. Recordista nacional em mandatos, Londres Machado (PSD) e Coronel David (PSL) estão de volta com nove novatos.

O campeão de votos foi o capitão do Exército Renan Contar, o Capitão Contar (PSL), com 78.390 votos. Ele teve o apoio do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, apresentador do SBT. Para conquistar os eleitores, além do discurso contra a corrupção, ele fez a campanha sobre duas rodas, de motocicleta.

O segundo mais votado é o coronel da Polícia Militar e ex-deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PSL), com 45.903 votos. Os dois foram beneficiados com a onda conservadora puxada por Bolsonaro no Estado.

O empresário Jamilson Name (PDT), filho do polêmico empresário Jamil Name e da ex-vereadora Tereza Name, ficou em terceiro lugar, com 33.870 votos.

O ex-deputado federal e radialista de Dourados, Marçal Filho (PSDB), conseguiu se eleger deputado estadual com 25.437 votos.

Outro douradense é Neno Razuk (PTB), filho de Roberto Razuk e da prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR). Ele e Jamilson poderiam integrar o mesmo grupo no legislativo estadual.

Preso na Operação Antivírus e réu por corrupção, peculato e organização criminosa, o ex-presidente do Detran, Gerson Claro (PP), conseguiu se eleger com 16.374 votos. Aliás, o PP não elegeu o presidente regional, Alcides Bernal, mas conseguiu conquistar duas vagas.

O outro progressista é o vereador de Corumbá, Evander Vendramini, que obteve 12.627 votos. Ele superou o ex-prefeito da Cidade Branca, Paulo Duarte (MDB), que não conseguiu votos suficientes para retornar ao legislativo.

Outro preso recentemente que teve sucesso nas urnas foi o primeiro secretário da Assembleia, José Roberto Teixeira, o Zé Teixeira (DEM), preso na Operação Vostok por determinação do Superior Tribunal de Justiça. Ele foi reeleito para o sétimo mandato com 30.788 votos.

Sete deputados estaduais não conseguiram a reeleição. O PT ficou sem dois deputados, Amarildo Cruz e João Grandão (que estava com a candidatura indeferida por condenação em segunda instância).

Decano como Londres e fora da televisão desde que foi obrigado a deixar a TVI (antiga Guanandi), Maurício Picarelli (PSDB) vai se juntar a mulher, Magali Picarelli, que também não conseguiu se reeleger vereadora há dois anos.

Condenado por não cumprir a carga horária no posto de Aguão e fã do ex-governador André Puccinelli, preso na Operação Lama Asfáltica, o deputado estadual Paulo Siufi (MDB) não conseguiu ser reeleito.

Dois tucanos não alcançaram os votos necessários, Mara Caseiro e Enelvo Felini. A mulher do atual presidente do Detran, Roberto Hashioka, Dione Hashioka (PSDB) não conseguiu retornar e perdeu a vaga no legislativo pela segunda vez.

Confira os deputados estaduais eleitos neste domingo:

Deputados eleitos:

Votos
Capitão Contar (PSL) 78390
Coronel David (PSL) 45.903
Jamilson Name (PDT) 33.870
Marçal Filho (PSDB) 25.437
Londres Machado (PSD) 20.782
Neno Razuk (PTB) 19.472
Gerson Claro (PP) 16.374
Antônio Vaz (PRB) 16.224
Evander Vendramini (PP) 12.627
Lucas Lima (SD) 12.391
João Henrique (PR) 11.010
   

 


Link
Notícias Relacionadas »