07/11/2018 às 11h37min - Atualizada em 07/11/2018 às 11h37min

PF apreende 3,7 toneladas de cocaína em megaoperação em MS e outros 5 estados

Nove pessoas foram presas e um avião foi apreendido

A Polícia Federal deflagrou, em seis estados, a “Operação Escalada” nesta terça-feira (06) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de cocaína. Nove pessoas foram presas e 3,7 toneladas de cocaína foram apreendidas.

Uma das ações da operação aconteceu em Corumbá. As investigações se iniciaram há aproximadamente 10 meses. A operação foi realizada pela superintendência da PF em Mato Grosso.

De acordo com informações da Polícia Federal, a droga era obtida na Bolívia e entrava no Brasil a partir da fronteira com o estado de Mato Grosso, sobretudo por meio de aeronaves que pousavam em pistas clandestinas em variados pontos do estado de Mato Grosso. Posteriormente, a droga era escondida e embarcada em caminhões com fundos falsos, a fim de serem transportadas, tendo como principal destino o estado de São Paulo.

Segundo a polícia, a organização criminosa movimentava grande parte de recursos financeiros. A logística para o transporte da droga envolvia a compra de veículos e aeronaves em nome de pessoas que sequer existem.

Durante a fase de investigações, foram lavrados oito autos de prisão em flagrante, que resultaram na prisão de nove pessoas.

No total, foram apreendidos 3.716 quilos de cocaína, além de uma aeronave bimotor e diversos veículos utilizados no transporte da substância ilícita, ou adquiridos com valores provenientes do tráfico.

Na ação desta terça-feira (06), estão sendo cumpridos 42 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva, 14 de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão. As ações, ainda em andamento, ocorrem em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Santo Antonio de Leverger (MT), Poconé (MT), Cáceres (MT), Rondonópolis (MT), Alto Araguaia (MT), Corumbá (MS), Manaus (AM), Paulinia (SP), Bauru (SP), Uberlândia (MG) e Vilhena (RO).

Até o momento, foram realizados dois autos de prisão em flagrante em razão da apreensão de armas de fogo não registrada e munições, inclusive de uso restrito, dinheiro, jóias e dezenas de veículos.

A 7º Vara Federal Criminal em Cuiabá determinou ainda o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.

Operação Escalada

O nome da operação é em razão de alguns dos principais investigados terem experimentado um grande aumento patrimonial em tempo reduzido, sem qualquer ocupação lícita que as justifique, tais como uma cobertura em apartamento de luxo e imóvel e apartamento de luxo em Cuiabá. (Informações da Assessoria)


Link
Notícias Relacionadas »