17/12/2018 às 08h59min - Atualizada em 17/12/2018 às 08h59min

Produtividade da soja deve ficar abaixo do esperado no PR e MS

As regiões que correm maior risco são o oeste paranaense e o sul de Mato Grosso do Sul

- Canal Rural
Foto: Projeto Soja Brasil

O plantio da soja na safra 2018/2019 atingiu 98% da área plantada, estimada em 35,9 milhões de hectares, segundo a consultoria AgRural. Uma semana antes, o índice era de 96%. Os estados que ainda estão com plantadeiras em campo são Rio Grande do Sul, Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará.

O alerta continua para o tempo no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Na semana que passou, o tempo continuou seco nos dois estados e, para piorar, as temperaturas subiram acima do esperado.

Segundo a AgRural, ainda não se pode falar em quebra de safra, mas já há perda de potencial e as produtividades devem ficar abaixo da expectativa inicial dos produtores. As regiões que correm maior risco são o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

A boa notícia para os produtores é que as previsões de chuva, que não estavam muito animadoras, agora mostram volumes maiores para os dois estados na segunda quinzena de dezembro. Se essas chuvas vierem, as perdas serão menores do que se especula até o momento. Em contrapartida, se as precipitações não se confirmarem, a produtividade será mais severamente afetada. As temperaturas também merecem atenção, já que tendem a continuar altas, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Outro estado que tem enfrentado tempo mais seco e quente agora em dezembro é o Rio Grande do Sul. Mas, como o estado tem plantio mais tardio e a maior parte de sua safra ainda está em desenvolvimento vegetativo, o impacto das condições climáticas adversas ainda não é tão significativo como no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Colheita em Mato Grosso

No resto do Brasil, a combinação de chuvas e aberturas de sol continua favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Mesmo com redução nos volumes de chuva, os solos ainda contam com boas reservas de umidade. Em Mato Grosso, as primeiras áreas do médio-norte e do oeste do estado devem começar a ser dessecadas já nos próximos dias e iniciar a colheita.

Produção

A consultoria estima a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 em 121,4 milhões de toneladas. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na primeira quinzena de dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »