20/12/2018 às 08h43min - Atualizada em 20/12/2018 às 08h43min

Dourados tem mais de 25 mil universitários: mais que habitantes de 59 municípios

- DOURADOS AGORA

Consolidada como Cidade Universitária, Dourados tem mais de 25 mil estudantes do ensino superior divididos entre as quatro universidades. São 276 opções de cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância (Ead) que cresce cada vez mais, principalmente entre as instituições particulares. O que chama a atenção é que Dourados abriga a sede de duas universidades públicas, sendo uma das poucas cidades do interior do país a ter esse feito.

As instituições de ensino superior são a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Faculdade Anhanguera Dourados. A instituição mais antiga é a UFGD, que iniciou como Centro Pedagógico de Dourados (CPD) em 1971, ligado à UFMT. Depois passou a ser campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em 2005 passou a ter autonomia, transformando-se na UFGD.

A universidade é a maior do município e conta com 37 cursos de graduação presencial e seis a distância, 13 especializações, um MBA e cinco especializações EaD, 20 cursos de Mestrados, nove Doutorados e três cursos de residência médica. É a única das instituições de ensino superior a oferecer Medicina, o mais disputado entre estudantes.

Na graduação, a UFGD é a que mais possui cursos na área de agrárias, com Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura, Zootecnia, e também na área de Engenharias. Tem ainda dois cursos de graduação com pedagogia de alternância - Licenciatura Intercultural Indígena e em Ciências da Natureza. Na pós-graduação, também é a que mais possui cursos e a que mais atrai estudantes de vários estados do País.

A Unigran, fundada em 1976, é a segunda mais antiga. O Centro Universitário tem 25 graduações presenciais e 30 especializações, sendo a que mais disponibiliza cursos na área da saúde, como nutrição, fisioterapia, enfermagem, biomedicina, odontologia, farmácia. No ensino a distância a instituição é pioneira e conta com 33 cursos de graduação e 27 MBA. Tem ainda 11 cursos semipresenciais.

A UEMS foi criada em 1993. Com a proposta de interiorizar o ensino superior no Estado, sua sede foi constituída em Dourados e não na capital Campo Grande. Atende 25 cidades com unidades universitárias e polos EaD. Em Dourados são 16 cursos de graduação, 18 especializações, 12 mestrados e dois doutorados. Possui graduação como Ciência da Computação, Sistema da Informação, Turismo, Direito, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Física, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Química Industrial, Enfermagem.

A Anhanguera Dourados é a instituição mais recente, criada a partir da Faculdade de Administração de Dourados (FAD), em 1999. Posteriormente foi adquirida pela Uniderp e na sequência vendida ao Grupo Anhanguera, em 2007. A Faculdade Anhanguera oferta 15 cursos de graduação presenciais e 52 no EaD e semi presencial. Dentre os presenciais estão Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado), Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Economia

O quantitativo de universitários em Dourados supera o número de habitantes de 59 dos 79 municípios sul-mato-grossenses. São estudantes das mais diferentes faixas etárias da graduação ao doutorado. Muitos deles passam a morar na cidade e escolhem Dourados para seguir carreira e até constituir família. O comércio em geral ganha com a vinda dos universitários, que injetam a renda no município.

Mas é no fim de ano que é possível perceber a ausência dos estudantes. Muitos deles voltam para suas cidades, para rever familiares e amigos, e o impacto é percebido principalmente no período da noite, com o baixo movimento nos bares e restaurantes. Janeiro também é assim e somente a partir de fevereiro que a cidade passa a ficar movimentada, quando iniciam as aulas.


Link
Notícias Relacionadas »