07/02/2019 às 08h11min - Atualizada em 07/02/2019 às 08h11min

Mulher tem WhatsApp clonado e hacker pede dinheiro aos amigos dela

O ex-deputado federal Carlos Marun e o prefeito Marquinhos Trad foram vítimas do mesmo golpe nos anos de 2017 e 2018

- CAMPO GRANDE NEWS
Mulher mexe no celular esperando atendimento em delegacia (Foto: Arquivo)
Uma mulher de 36 anos foi à polícia para denunciar que teve seu WhatsApp hackeado na tarde desta quarta-feira (6). Por meio do aplicativo da vítima, o hacker, ainda não identificado, começou a pedir dinheiro para os contatos dela, mas aparentemente ninguém caiu no golpe.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a vítima contou à polícia que seu WhatsApp parou de funcionar no início da tarde e que o chip estava funcionando, tentou fazer a recuperação do aplicativo, mas a informação era de que o sistema só voltariam em sete dias.

Em pouco tempo, contatos da vítima foram falar com ela avisando que seu número estava entrando em contato para pedir dinheiro. A mulher foi então até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência por estelionato na forma tentada, já que pelo menos as seis pessoas que a comunicaram não depositaram nenhum valor e invasão de dispositivo informático.

Outros casos - O crime não é incomum e já pegou até políticos do Estado. Em 2017, Marun teve seu telefone clonado e as mensagens foram encaminhadas para familiares e parlamentares. Na época, Marun deu entrevista para a Folha de São Paulo dizendo que “Sumiu tudo e trancou meu WhatsApp. Para alguns lugares foi uma mensagem pedindo dinheiro numa conta no Banco do Brasil. Mandei para a [assistência] técnica e tive que trocar o número do WhatsApp”.

No ano seguinte, aconteceu o mesmo com o prefeito da Capital, Marquinhos Trad. “Por favor, fiquem atentos e desconsiderem essas falsas mensagens. Já estamos tomando as medidas legais para identificar os responsáveis”, apelou o prefeito na época. No entanto, diferente dos casos já ditos, o golpista fez três vítimas e conseguiu 12 mil através do WhatsApp de Trad.

Link
Notícias Relacionadas »