06/03/2019 às 07h30min - Atualizada em 06/03/2019 às 07h30min

Excesso de velocidade aumenta em 142% durante o Carnaval 2019

- CORREIO BRAZILIENSE
RADARES de velocidade são recurso de fiscalização da PRF

Radares flagraram 2.871 motoristas trafegando com excesso de velocidade nas rodovias federais cearenses durante os quatro primeiros dias da Operação Carnaval. O número representa um aumento de 142% em relação ao mesmo período da operação realizada em 2018. Também foram autuados 188 motoristas por ultrapassagens em locais proibidos. As informações são da assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Volta para casa

O foco da fiscalização da PRF continua sendo as condutas responsáveis por elevados índices de letalidade. As equipes estão priorizando ações preventivas para a redução de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, ao não uso do cinto de segurança e ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores, que, historicamente, protagonizam infrações com índices elevados de letalidade no trânsito.

A estratégia adotada inclui reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, bem como na diminuição do fluxo dos veículos de carga.

Planejamento da viagem

A PRF reforça a importância de informações relacionadas às distâncias que o motorista vai percorrer, bem como as condições do tempo, os pontos de parada, a existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. O órgão também alerta sobre a necessidade de os motoristas não esquecerem a documentação pessoal e a do veículo.

Entre as principais providências, também está a de checar a revisão do automóvel mesmo para pequenas viagens: faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Também é importante não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório.

Link
Notícias Relacionadas »