02/04/2019 às 09h43min - Atualizada em 02/04/2019 às 09h43min

Prefeitura de Fátima do Sul realiza dedetização nas escolas e centros de educação infantil

Serviço visa garantir a limpeza dos prédios e segurança dos estudantes e educadores

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA
Tendo como ação preventiva o controle de insetos e mosquitos, a Prefeita Ilda Salgado Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), está executando serviços de desinsetização nos prédios escolares da rede municipal. Até o momento todas as unidades do município já foram dedetizadas e semana que vem será nos prédios escolares do Distrito de Culturama.

Todas as escolas e centros de educação serão contempladas a fim de garantir espaços seguros e protegidos para crianças e servidores da rede de ensino. A garantia da assepsia dos ambientes contra cupins, baratas, aranhas, ratos, formigas é de seis meses.  

Pode-se dizer que a dedetização é um dos principais agentes de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya, vírus Zika e febre amarela.

A dedetização é feita por empresa responsável pela certificação do ambiente, é realizada aos sábados, domingos e feriados para não atrapalhar nas aulas e evitar que os estudantes e educadores tenham contato com o produto utilizado na limpeza. “Além da preocupação com a qualidade do ensino, a Secretaria de Educação visa ofertar um ambiente de estudo e trabalho saudável e agradável aos frequentadores de nossas escolas. O serviço contínuo de desinsetização evita que animais peçonhentos façam das escolas seu habitat”, destacou a prefeita Ilda.

Para os gestores da Rede Municipal de Educação a prevenção contra insetos em geral é essencial para a segurança das crianças.  Nos Centros de Educação temos crianças de 0 a 5 anos e manter o local limpo livre de bichos peçonhentos é muito importante. As unidades de ensino não obtiveram nenhum registro de alunos ou crianças que tenham sido picadas por algum desses animais peçonhentos, graças aos serviços de prevenção prestados pelo poder executivo.

Para a prefeita Ilda Machado “é melhor prevenir do que remediar” e ressalta a importância da ação de combate as endemias. “Organizar o espaço e um cronograma de ações preventivas que não atrapalhe a rotina escolar, é um grande passo. O que queremos é proporcionar aos nossos alunos um ambiente seguro e higienizado durante todo o ano letivo”.


 

 
Link
Notícias Relacionadas »