26/06/2019 às 17h50min - Atualizada em 26/06/2019 às 17h50min

Programa antitabagismo da Prefeitura contribui para diminuir o índice de fumantes em Culturama e Fátima do Sul

Uma ação de saúde pública mantida pela gestão da prefeita Ilda Salgado Machado, ajuda pessoas a pararem de fumar

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA
Parar de fumar faz parte da lista de desejos de muitas pessoas. Não é tarefa fácil, e são poucos os que conseguem sem ajuda profissional. Para auxiliar essas pessoas a gestão da prefeita Ilda Salgado Machado trabalha no sentido de ampliar e garantir um atendimento de qualidade a quem deseja parar de fumar. Para isso, a Prefeitura mantém o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, serviço gratuito realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

O tratamento contra o tabagismo é feito a partir das Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Fátima do Sul e, em alguns casos, esse contato é feito por meio da busca ativa das equipes de estratégia da família. O programa ajuda os participantes dos grupos a deixarem de fumar, fornecendo ajuda terapêutica e medicamentos.

No Distrito de Culturama, uma nova turma composta por 16 pessoas que fizeram inscrição previamente na Unidade de Saúde tem se reunidos semanalmente com uma equipe multiprofissional, que oferece todas as ferramentas para ajudá-los a parar de fumar. O tratamento inclui avaliação médica, abordagens motivacional e estrutural e terapia medicamentosa gratuita.

A prefeita Ilda tem acompanhado de perto todo o trabalho quem tem sido desenvolvido pelos profissionais de cada Unidade Básica de Saúde. Nesta quarta-feira 26), esteve visitando a unidade de saúde de Culturama. Para a Prefeita, a ideia do programa é descentralizar as ações para que as pessoas possam ter acesso ao tratamento. "O tabagista tem uma dependência química. Controlar o tabagismo é fundamental, porque ele é fator de riscos para várias doenças crônicas. Por isso, todo o esforço da nossa gestão em oferecer o máximo de assistência a quem deseja largar o cigarro", pontua a prefeita.

SOBRE O TRATAMENTO
Todos os profissionais, enfermeiros e médicos, das Unidades Básicas de Saúde do município estão aptos a receber pacientes tabagistas para que elas possam fazer o tratamento. As equipes contam ainda com psicólogos, fisioterapeuta farmacêutico, profissionais de Educação física, nutricionistas e assistentes sociais. De acordo com a necessidade do caso, os profissionais são inseridos.

 Por meio de encontros periódicos, grupos de pessoas, seguindo recomendação do Ministério de Saúde, se reúnem uma vez por semana, por um período de quatro semanas, para aconselhamento terapêutico.

Todos os anos cerca de 200 mil pessoas morrem no Brasil em consequência de doenças causadas pelo tabagismo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tabaco é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, sendo responsável por milhões de óbitos todos os anos. Pelo menos 50 doenças, entre elas o câncer, são causadas pelo tabagismo.

 
Link
Notícias Relacionadas »