02/07/2019 às 08h39min - Atualizada em 02/07/2019 às 08h39min

Eclipse solar será visto parcialmente em MS à tarde, segundo meteorologia

Esta terça-feira é dia de eclipse solar, total e vai ser possível avistar em Mato Grosso do Sul, mesmo que parcialmente, apesar do nevoeiro que encobre a cidade, mas deve se dissipar ao longo do dia. Mas é preciso ter cuidado. Segundo os serviços de meteorologia alertam, é preciso usar uma proteção para observar o céu no momento em que a lua se interpõe entre a terra e o sol.00:05.

Onde ver – Se você quer fazer observação mais “profissional”, o Clube de Astronomia Carl Sagan estará, a partir de 16h, na rotatória do Estádio Morenão, região sul de Campo Grander.

O eclipse se forma quando a lua passa em frente ao sol durante sua órbita ao redor da Terra e bloqueia temporariamente a luz solar, escurecendo o dia por alguns minutos. Durante o fenômeno, é possível acompanhar a sombra da lua aparecendo em frente à estrela.

Em Campo Grande, o eclipse começa às 15h56min e terá seu ápice de bloqueio da luz solar às 16h54min. O fenômeno termina às 17h09min. Os organizadores do evento vão disponibilizar óculos específicos para a observação, uma vez que não se pode contemplar um eclipse solar diretamente a olho nu.

O fenômeno desta terça-feira é chamado de “O Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, já que a sombra produzida pelo alinhamento se estenderá pelo Pacífico Sul, a partir de La Serena, no Chile, até Buenos Aires, Argentina. Somente estes dois países poderão ter a visão total do eclipse, mas a parcial também será visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

O Observatório Interamericano de Cerro Tololo e o Observatório de La Silla - diretamente no caminho da sombra - vão capturar o fenômeno e transmiti-lo ao vivo.

Link
Notícias Relacionadas »