12/08/2019 às 16h42min - Atualizada em 12/08/2019 às 16h42min

Referência no Brasil, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Fátima do Sul comemora 23 anos

Em agosto de 1996, através do decreto municipal nº 621, foi criado o CMDR – Conselho Municipal De Desenvolvimento Rural De Fátima Do Sul e está completando 23,0 anos de trabalho e contribuição no desenvolvimento rural do município.  

Em 1995 foi criado o Pronaf – Programa nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar e o Pronaf Infraestrutura contemplou 20,0 municípios no Brasil para a obtenção de máquinas agrícolas e Fátima do Sul foi um dos municípios escolhidos.

 Na época houve uma mobilização geral no município para a implantação do Programa municipal de Desenvolvimento Rural, e todos os segmentos da sociedade participaram, várias associações de produtores foram criadas e chegamos a 14,0 associações e que a maioria até hj está funcionando.

A metodologia do CMDR é prestar apoio aos agricultores familiares que em conjunto com as comunidades e apoio poder executivo, desenvolvam as ações necessárias ao desenvolvimento rural de forma descentralizada, ou seja, os próprios agricultores passaram a definir em que aplicar os recursos de acordo com suas demandas e assim está sendo feito a 23,0 anos de existência.  

O CMDR, foi instituído em função de diretrizes das políticas públicas, que disponibilizou recursos financeiros a fundo perdido via PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que exigia a organização dos produtores rurais através das associações, levantamento da realidade  do município, implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e a criação do CMDR para em conjunto com a Prefeitura Municipal, organizar, aplicar e gerenciar os recursos financeiros a serem aplicados em infra estrutura para atender as necessidades dos produtores familiares.

A parceria com a prefeitura municipal sempre foi fundamental para o sucesso dos trabalhos do CMDR; passaram vários prefeitos que sempre deram apoio e condições para a categoria produtora alavancar as explorações agropecuárias e consequentemente a economia do município, além de proporcionar melhores condições para a produção agropecuária e diversificação das explorações.

Segundo o Presidente do CMDR e Coordenador da AGRAER, Sr. Marcio Ribeiro Bonette, antes do CMDR, os produtores não conseguiam adotar certas tecnologias em suas propriedades, porque não dispunham de condições financeiras para aquisição de máquinas e equipamentos, o crédito rural era difícil e principalmente, seria inviável investir seus recursos próprios em determinadas máquinas pelo alto custo. Com isso as máquinas adquiridas  no PMDR  Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, contribuíram em muito para a adoção das novas tecnologias, destacamos: Adoção em massa do Sistema de Plantio Direto,  aumento do rebanho bovino da raça leiteira e da produção de leite, aumento da utilização de silagens, fenos, leite resfriador, feira do produtor, inseminação artificial, manejo da piscicultura, usina de pasteurização de leite, fábrica de ração de Culturama, envase de mel em potes e sachês, construção de poços semi-artesianos para abastecimento de pulverizadores, transporte e distribuição de calcário e cama de frango, recuperação de pastagens, preparo do solo, construção de terraços, etc.   

Participam do Conselho, representantes das seguintes instituições: Associações de Produtores Rurais do Município, AGRAER, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil e C´Vale.

É importante destacar a troca de informações entre as instituições, por ocasião das reuniões mensais e também o aumento do atendimento junto aos agricultores familiares, através da prestação de serviços com máquinas e equipamentos com o apoio da Prefeitura Municipal e, que anualmente são atendidos mais de 350,0 famílias de agricultores.

O CMDR vem desde 1996, desempenhando papel importante para a sociedade, tem grandes desafios, como a diminuição do êxodo rural, preservação do meio ambiente, diversificação das explorações agropecuárias, comercialização e sustentabilidade.
É um braço dos governos Municipal, Estadual e Federal, está na ponta que liga os programas governamentais e a classe produtora.

 
Link
Notícias Relacionadas »