26/09/2019 às 08h45min - Atualizada em 26/09/2019 às 08h45min

Saúde de Fátima do Sul faz balanço semestral do transporte de pacientes e reúne motoristas para otimizar atendimento

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

A Prefeitura de Fátima do Sul, por meio da Secretaria de Saúde divulgou balanço do primeiro semestre de 2019 do transporte que é realizado nos atendimentos de pacientes que precisam de tratamento fora domicílio, sendo para outros municípios e até fora do Estado.

Durante a reunião, a secretaria municipal de saúde Priscila Gazola, juntamente com as equipes de transporte sanitário, urgências e emergências, avaliaram as atividades realizadas em 2019, e traçaram metas e prioridades para melhorar o atendimento, para as pessoas que necessitam do transporte.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul,  no período de 02/01/2019 a 31/08/2019, aproximadamente 8.345 pacientes e respectivos acompanhantes foram transportados diariamente, incluindo aos sábados, domingos, para as diversas referencias pactuadas por esta secretaria, com destino à DOURADOS, CAMPO GRANDE, PONTA PORÃ, NOVA ANDRADINA, NOVA ALVORADA DO SUL, DOURADINA, PARANAIBA E NAVIRAI.

Para as viagens interestaduais, SÃO PAULO-SP e PARANÁ-PR, foram transportados aproximadamente 254 pacientes, sendo que todas as viagens foram relacionadas a consultas, procedimentos médicos e outros casos de saúde não atendidos nos municípios do Estado. A maior parte desses pacientes são oncológicos atendidos em Barretos/SP, onde a prefeitura disponibiliza uma pensão de apoio que fornece hospedagem e alimentação.

Com o prestígio e empenho da Prefeita Ilda Salgado Machado, a frota de veículos da Secretária de Saúde, foi ampliada com a chegada de 04 novos veículos, sendo dois Toyota Etios, um Ducato Van com acessibilidade e uma caminhonete L200 Triton. Sempre preocupada com a segurança e o bem-estar da população de Fátima do sul e do distrito de Culturama, a prefeita analisa relatórios semanais dos serviços de transporte dos pacientes. Pois conhece as dificuldades em agendamentos pelos SUS e prioriza o acesso dos pacientes aos tratamentos necessários de cada um.


Regularmente a Prefeitura de Fátima do Sul, tem incentivado todo os condutores a realizarem capacitações e atualizações de cursos de acordo com o tipo de transporte realizado. (transporte coletivo – emergência).

Vale ressaltar que o transporte sanitário não é realizado apenas para fora do município, pois diariamente são transportados pacientes acamados ou debilitados aos seus respectivos tratamentos (fisioterapia, consultas/exames). E profissionais para realização de seus trabalhos em geral, como visitas domiciliares, vigilância em saúde, controle de vetores, epidemiologia e equipes da saúde da família.

O transporte de urgência e emergência intra-hospitalar realiza plantão de 24 horas a disposição da população atendida no Hospital da Sias, que requer sempre um atendimento rápido, responsável e eficaz.

A Prefeitura de Fátima do Sul tem sempre buscado melhorar o atendimento sendo saúde pública uma prioridade da atual administração. No entanto o saldo do levantamento tem sido positivo vista abrangência do relevante trabalho que tem sido prestado em prol de toda a população de Fátima do Sul.

 


Link
Notícias Relacionadas »