19/11/2019 às 13h29min - Atualizada em 19/11/2019 às 13h29min

Dono do Shopping China é alvo de operação Lava Jato no Paraguai

- DOURADOS AGORA

O empresário Felipe Cogorno Alvares, dono do Shopping China, uma das maiores redes de lojas nas cidades de fronteira do Paraguai com o Brasil, é um dos alvos da Operação Patrón, desencadeada pela Polícia Federal, com ajuda da Interpol, que tem entre seus alvos o ex-presidente do país vizinho, Horácio Cartes, além do doleiro Dario Messer.

A decisão que autorizou a operação é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Cartes, ex-presidente do Paraguai, terá o nome inserido na Difusão Vermelha da Interpol, a lista d eprocurados distribuída em portos e aeroportos de todo o mundo.

Conforme o jornal ABC Color, do Paraguai, Cogorno teria ocultado US$ 500 mil dólares do doleiro Dario Messer. As lojas de Cogorno, Shopping China, estão localizadas nas principais cidades de fronteira do Paraguai com o Brasil: Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Ciudad del Este.

A decisão de Bretas diz que, em junho de 2018, quando estava foragido, Messer mandou uma carta ao ex-presidente do Paraguai pedindo US$ 500 mil para cobrir gastos jurídicos. A Polícia Federal cumpre mandados de busca e prisão em Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense na fronteira com o Paraguai. Lá, os alvos seriam da família Mota.

Conforme informações do site G1, nesta manhã já haviam sido presos Myra Athayde, namorada de Dario Messer

Najun Azario Flato Turner, doleiro

Orlando Stedile; e Valter Pereira Lima.

O mandado contra Felipe Cogorno Alvares é de prisão preventiva.

Pedidos de prisão preventiva Alcione Maria Mello de Oliveira Athayde Antonio Joaquim da Mota Arleir Francisco Bellieny Cecy Mendes Goncalves da Mota Dario Messer Edgar Ceferino Aranda Franco Felipe Cogorno Alvarez Horacio Manuel Cartes Jara Jorge Alberto Ojeda Segovia José Fermin Valdez Gonzalez Lucas Lucio Mereles Paredes Luiz Carlos de Andrade Fonseca Maria Leticia Bobeda Andrada Myra de Oliveira Athayde Najun Azario Flato Turner Roland Pascal Gerbauld Roque Fabiano Silveira

Pedidos de prisão temporária Antonio Joaquim Mendes Gonçalves da Mota Orlando Mendes Gonçalves Stedile Valter Pereira Lima


Link
Notícias Relacionadas »