26/11/2019 às 06h06min - Atualizada em 26/11/2019 às 06h06min

Meteorologia aponta início de chuvas significativas no Estado

Foto: Chico Ribeiro
O tempo deve permanecer instável nesta terça-feira (26.11) em Mato Grosso do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas potencialmente fortes, especialmente no período da tarde.Os índices de umidade relativa do ar permanecem elevados neste dia, podendo variar entre 90% e 50%, e as temperaturas podem registrar mínima de 20°C e máxima de 36°C com tendência a ligeiro declínio.

Retorno das Chuvas

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), neste início de semana aumentam as condições de chuvas e raios, especialmente no período da tarde, para grande parte da região centro-oeste. “Devido a divergência do escoamento em altos níveis combinada com a termodinâmica”, detalha o boletim elaborado pela especialista e coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

Conforme o Cemtec, em analise aos dados do modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA), há tendência para ocorrência de chuvas fortes com acumulados de até 125 milímetros entre os dias 25 de novembro a 11 de dezembro no Estado.

No primeiro período que compreende o período de 25 de novembro a 03 de dezembro, as condições para chuva aumentam, principalmente nas regiões pantaneira, central, norte e bolsão com acumulados previstos de até 125 milímetros ao longo do período. A população que reside nas regiões citadas, devem se manter em alerta para condições adversas no tempo, como chuvas intensas, ventos fortes, raios e até granizo. Para as demais áreas, o esperado são pancadas de chuvas isoladas com acumulados de até 50 milímetros de chuva ao longo do período.

No segundo período analisado, de 3 a 11 de dezembro, aumentam ainda mais as estimativas para ocorrência de chuvas generalizadas, que devem abranger todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Para o período são esperados até 100 milímetros acumulados de chuva. A expectativa para o mês de dezembro é de acumulados de chuva acima da média para o Estado.

Link
Notícias Relacionadas »