16/01/2020 às 16h14min - Atualizada em 16/01/2020 às 16h14min

Prefeitura de Fátima do Sul vai intensificar Força-Tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
Sempre em alerta com as necessidades de saúde do município a Prefeita Ilda esteve nesta quarta-feira, 15 de janeiro, reunida com a Secretária Municipal de Saúde, Priscila Gazola para traçar os próximos passos da Força Tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Em novembro de 2019 teve início o mutirão de limpeza nos Bairros Jardim dos Ipês, COHAB e Jardim Oliveira onde foram recolhidos aproximadamente 60 caminhões de lixo. No início de janeiro os Agentes de Endemias estiveram realizando LIRA - Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aaegypti - que apontou que os bairros com o índice mais elevados são o Katira e Jardim Tatiane, apontando a necessidade de reiniciar os trabalhos da força tarefa pelos referidos bairros.

É importante que cada morador faça a sua parte e fique atento as orientações dos Agentes de Endemias e Comunitários que estarão passando nas residências para informar as datas em que a Secretaria de Obras estará realizando a coleta do resultado da limpeza realizada nos quintais. Essa programação estará sendo diariamente atualizada.

A responsabilidade de se manter estes espaços limpos e conservados é da própria comunidade e o maior desafio é conscientizar essa população em geral da importância dessas medidas.

No dia-a-dia os Agentes tem visitado centenas de residências e monitoram os quintais e terrenos, orientam e destroem os criadouros. A população pode ajudar mantendo os espaços limpos e livres de criadouros. Além de solicitar informações e até mesmo denunciar os locais críticos.

A Prefeitura de Fátima do Sul vem realizando trabalhos de limpeza de forma regular no município, porém agora serão realizados com maior intensidade e com maior rigor na fiscalização, pois não adianta limpar em um dia e pouco depois, serem registrados flagrantes de pessoas descartando lixo de forma irregular nos mesmos espaços.

A Secretária de Saúde, Priscila Gazola adiantou após a reunião que as ações da força-tarefa, serão contínuas e priorizarão as regiões administrativas que possuem os maiores registros de notificações apontados pelo LIRA. “Já organizamos um cronograma da Secretaria de Saúde com as visitas por meio de mutirão por toda a cidade”, frisou.  

A Prefeita Ilda Salgado Machado destaca a Força-Tarefa como a união de todos, começando pelas Secretarias de Saúde, Obras e Assistência Social que desenvolveram ações conjuntas no Combate ao Mosquito. “Nosso objetivo é trabalhar sempre com prevenção e comunicação, sensibilizando a população para trabalhar de forma conjunta”, destacou.

* Na galeria de imagens abaixo, é possível notar a falta de cuidado de algumas pessoas no controle ao mosquito da dengue. São plantas, entulhos, lixos, utensílios domésticos descartados de forma irregular e até mesmo piscina abandonadas com água parada.. VEJA.

‘É MELHOR PREVINIR DO QUE REMEDIAR’.  

 
Link
Notícias Relacionadas »