29/01/2020 às 14h45min - Atualizada em 29/01/2020 às 14h45min

Escolas e CEIMs da REME de Fátima do Sul passam por processo de dedetização antes da volta às aulas

Todas as escolas e centros de educação serão contempladas a fim de garantir espaços seguros e protegidos para crianças

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Com início do ano letivo previsto para o dia 19 de fevereiro, a Prefeita Ilda Salgado Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), determinou a execução de serviços de desinsetização de todos os prédios da rede municipal de ensino, tendo como ação preventiva o controle de insetos e mosquitos.

Todas as escolas e centros de educação serão contempladas a fim de garantir espaços seguros e protegidos para crianças e servidores da rede de ensino. A garantia da assepsia dos ambientes contra cupins, baratas, aranhas, ratos, formigas é de seis meses.  

Pode-se dizer que a dedetização é um dos principais agentes de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya, vírus Zika e febre amarela.

A dedetização é feita por empresa responsável pela certificação do ambiente, é realizada aos sábados, domingos e feriados para não atrapalhar nas aulas e evitar que os estudantes e educadores tenham contato com o produto utilizado na limpeza. “Além da preocupação com a qualidade do ensino, a Secretaria de Educação visa ofertar um ambiente de estudo e trabalho saudável e agradável aos frequentadores de nossas escolas. O serviço contínuo de desinsetização evita que animais peçonhentos façam das escolas seu habitat”, destacou a prefeita Ilda.

Para os gestores da Rede Municipal de Educação a prevenção contra insetos em geral é essencial para a segurança das crianças.  Nos Centros de Educação temos crianças de 0 a 5 anos e manter o local limpo livre de bichos peçonhentos é muito importante. As unidades de ensino não obtiveram nenhum registro de alunos ou crianças que tenham sido picadas por algum desses animais peçonhentos, graças aos serviços de prevenção prestados pelo poder executivo.

Para a prefeita Ilda Machado “é melhor prevenir do que remediar” e ressalta a importância da ação de combate as endemias. “Organizar o espaço e um cronograma de ações preventivas que não atrapalhe a rotina escolar, é um grande passo. O que queremos é proporcionar aos nossos alunos um ambiente seguro e higienizado durante todo o ano letivo”.

 


Link
Notícias Relacionadas »