18/02/2020 às 14h28min - Atualizada em 18/02/2020 às 14h28min

Londres Machado é reconduzido a líder de maior grupo da Assembleia

Mais antigo na Casa, deputado é respeitado pelos colegas

Correio do Estado
Deputados reunidos com Londres Machado - Giuliano Lopes/ALEMS
Reconduzido por unanimidade à liderança do maior grupo suprapartidário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o G-11, o deputado Londres Machado (PSD) tem sob seu comando um grupo de parlamentares que, além das atividades normais do cargo como seus colegas,  exercem papel importante na Casa como, entre eles, integrar em maior número as 16 comissões permanentes, como a poderosa Comissão de Constituição e Justiça, responsável em dar andamento aos projetos não só do Parlamento, mas de todos os demais poderes.

Antes do recesso do fim do ano passado, o grupo era formado por dez deputados e, no reinício das atividades neste ano, foi ampliado para 11 parlamentares com a chegada de Jamilson Name, ainda sem partido depois de ter deixado o PDT. Na Assembleia Legislativa, há ainda o G-8 e a bancada do PSDB formada por cinco parlamentares, sendo um deles presidente da Casa, Paulo Corrêa.

A liderança de Londres Machado implica, também, na condução dos trabalhos com nuances políticas justamente pelas condições suprapartidárias do G-11 formado por representantes do Solidariedade, Republicanos, PSL, PP e PTB. É do grupo, também, que saiu a indicação do novo líder do Governo do Estado, o deputado Gerson Claro, do PP, que substituiu José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do DEM, partido este que forma o G-8.

No início da atual legislatura, em fevereiro de 2019, o parlamentar, ao assumir o então G-10, deu o norte de como seriam as ações do grupo, principalmente com relação ao Governo do Estado: ‘’Somos da base aliada, mas não seremos estáticos”, afirmou ele à época.  

A exemplo do que ocorreu em 2019, a mesma linha de ação será seguida, ou seja, projetos que atendam as necessidades da população terão todo o respaldo do grupo, enquanto outros que porventura venham a suscitar dúvidas serão discutidos à exaustão, inclusive com realização de debates com a população ou segmentos interessados.Londres reafirma que o importante é que todos os projetos oriundos do Executivo, Judiciário ou de iniciativa dos deputados, sejam analisados de forma profunda e que possam atender os objetivos a que se propõem, sem ser no afogadilho.

Exercendo mandatos, sempre como deputado estadual há mais de quatro décadas, Londres Machado foi também por sete vezes presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e acumula, portanto, experiência. Além disso, em momentos de crise política no Estado, assumiu o governo em duas ocasiões. 

Link
Notícias Relacionadas »