02/03/2020 às 06h27min - Atualizada em 02/03/2020 às 06h27min

Governo do Estado realiza 4 mil consultas e 1,6 mil cirurgias oftalmológicas em Fátima do Sul

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas oftalmológicas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, firmou uma parceria com o Hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social) de Fátima do Sul, para a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas para os 33 municípios da macrorregião da Grande Dourados.Pela parceria, estão sendo ofertadas 4.000 consultas e 1.612 procedimentos, como capsolotomia a yag laser, fotocoagulação, cirurgias de catarata, vitrectomia e pterígio. O mutirão teve início no dia 10 de fevereiro e deverá prosseguir até abril.

Em média, estão sendo realizadas diariamente 130 consultas. Até o dia 27 de fevereiro, foram triadas 208 cirurgias de catarata, 72 cirurgias de retina, 111 de pterígio e 32 de yag laser, que serão realizadas a partir do dia 6 de março.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que desde o último dia 10 de fevereiro foram ofertadas 1.460 vagas de consultas médicas na área de oftalmologia. “Já foram iniciadas as solicitações de autorização para essas cirurgias, com previsão de início para o próximo dia 6 de março. Os pacientes terão seus procedimentos agendados e encaminhados pela Central de Regulação”, explicou.

O atendimento foi disponibilizado para os 33 municípios da macrorregião da Grande Dourados e já atendeu pacientes de Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Laguna Carapã, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Atendimento especial

Pacientes oriundos de toda a região da Grande Dourados estão satisfeitos com os serviços prestados pela equipe do Hospital da SIAS. Josefina Padilha Valério, moradora de Rio Brilhante, descreveu o atendimento como especial. “Foi ótimo, rápido e especial, estou satisfeita com toda atenção”, relatou.

Marina Almeida Figueira, residente no Distrito de Lagoa Bonita (município de Deodápolis) foi outra que parabenizou toda a equipe. “Foi bem rápido para agendar, estou muito satisfeita e feliz, parabéns a todos”, ressaltou. Dirce Aparecida da Silva, moradora de Paranhos, disse que aguardava havia oito meses por uma consulta oftalmológica e que finalmente pôde realizar o procedimento. “Muito bom, eu fui bem atendida, o pessoal é muito educado e prestativo”, afirmou.

Para o amambaiense Luiz Morato Lima, que passou por consulta e foi encaminhado para cirurgia de catarata, a rapidez foi o diferencial. “Fui muito bem atendido e muito rápido. Hoje é uma raridade você ter um hospital público com um atendimento assim”, comentou.


Link
Notícias Relacionadas »