16/03/2020 às 11h56min - Atualizada em 16/03/2020 às 11h56min

Governo de MS suspende férias da Saúde e Bombeiros e mantém aulas nas escolas

Decretos podem ser alterados conforme mais casos forem notificados

MÍDIA MAX

Em coletiva nesta segunda-feira (16), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) informou que o decreto a ser publicado sobre medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, em Mato Grosso do Sul, deve suspender as férias dos servidores da Saúde e dos Bombeiros, mas mantém as aulas da Rede Estadual de Ensino.

No entanto, novos decretos devem ser publicados nos próximos dias caso aumente o número de notificações e casos confirmados no Estado. O decreto também terá pedido de restrição a aglomeração de pessoas, assim como o publicado pela Prefeitura de Campo Grande.

“As vezes, a paralisação total pode ser extremamente prejudicial. Nós vamos ter uma circulação maior de coronavírus, mas vamos organizar e normatizar novos decretos. Mas, no momento, o Estado entendeu que não é preciso suspender as aulas”, explicou Azambuja.As decisões passarão todas pelo Centro de Operações de Emergências para o novo coronavírus, montado no final de janeiro, para que os novos decretos passem a vigorar.

“Neste momento, nós pedimos para que os idosos acima de 60 anos, principalmente acima os de 80 anos, evitem a aglomeração. São pessoas em maior risco de letalidade”.

Estado poderá confiscar insumos

O governador também adiantou que o Estado tem poder de polícia e que poderá confiscar insumos, caso seja identificado que comerciantes estejam escondendo máscaras e álcool em gel, assim como alimentos da população, para poder aumentar os preços.

“Infelizmente existem aproveitadores que querem ganho fácil com os insumos. Se vendia por R$ 2, agora quer vender por R$ 10. O Estado tem os meios necessários para identificar isso e agir, por meio da força, para confiscar bens”.


Link
Notícias Relacionadas »