02/04/2020 às 17h16min - Atualizada em 02/04/2020 às 17h16min

Com a conscientização e a colaboração da população, o combate a dengue poderá ser mais eficaz em Fátima do Sul

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
Prefeitura realizou no início de 2020, multirão de limpeza em todos os bairros de Fátima do Sul e Distrito de Culturama

A preocupação com o mosquito Aedes aegypti não é pouca, ele é transmissor da zika, dengue e Chikungunya. Desde o início de 2020, a Prefeitura de Fátima do Sul, tem desenvolvido ações constantes, de combate a focos do mosquito, que inclui visitas domiciliares, monitoramento quinzenal de pontos considerados estratégicos.

Nesta semana, a Secretária Estadual de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico, em que o município de Fátima do Sul, se encontra na 38ª posição, referente as taxas de incidência calculada com os números absolutos de casos suspeitos divididos pela população residente de cada município vezes 100.000 habitantes.

Com uma população estimada em 19.620 habitantes, o município de Fátima do Sul, aparece no boletim semanal, elaborado entre os dias 22 e 28 de março, com 391 notificações, e 206 casos confirmados. Outros municípios da região como Vicentina, que possuí uma população estimada em 6.013 habitantes, 3 vezes menores que a de Fátima do Sul, aparece com 205 notificações e 154 casos confirmados. Jateí, com a população de 4.051, 147 notificações e 28 casos confirmados. Glória de Dourados, com 10.025 habitantes, 323 casos notificados e 317 casos confirmados.

 

A Secretária de Saúde, em substituição Laura Cristina, recebeu a reportagem do site Fátima Em Dia, a mesma falou que a Prefeita Municipal Ilda Salgado Machado, tem cobrado, constantemente, ações para que diminua o nível de incidência no município. “Já no início deste ano foi feito um trabalho de limpeza em toda a cidade e, os Agentes de Endemias que vêm realizando o seu trabalho mesmo frente a pandemia, com as medidas de prevenção orientadas pela coordenação Estadual, mas dependemos da colaboração da nossa população, no sentido de evitar a propagação do mosquito, vamos aproveitar o momento em que a maiorias das pessoas estão em casa e limpar os quintais, colaborem para o bem de todos", alerta a Secretária.


OS 15 MUNICÍPIOS COM MAIOR INCIDÊNCIA DA DENGUE POR HABITANTE NO ESTADO DO MS, SEGUNDO BOLETIM DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, DIVULGADO NESTA DATA DE 01/04/2020, SÃO:
 
1            –             São Gabriel do Oeste;
2            –             Anaurilândia;
3            –             Alcinópolis;
4            –             Pedro Gomes;
5            –             Douradina;
6            –             Bataguassu;
7            –             Jateí;
8            –             Deodápolis;
9            –             Brasilândia;
10          –             Chapadão do Sul;
11          –             Vicentina;
12          –             Naviraí;
13          –             Glória de Dourados;
14          –             Jardim;
15          -             Bonito



* A imagem abaixo, é possível notar a falta de cuidado de algumas pessoas no controle ao mosquito da dengue. São plantas, entulhos, lixos, utensílios domésticos descartados de forma irregular e até mesmo piscina abandonadas com água parada.

 


Link
Notícias Relacionadas »