07/04/2020 às 12h03min - Atualizada em 07/04/2020 às 12h03min

Prefeitura notifica ACIFAS para que comerciantes de Fátima do Sul cumpra medidas sanitárias

Associação Comercial e Industrial de Fátima do Sul - ACIFAS emitiu comunicado

Presidente da ACIFAS, empresário Omar Castro, emitiu comunicado ao comércio na manhã desta terça-feira (07/04) FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Fátima do Sul - ACIFAS -, empresário Omar Castro, acaba de receber ofício da prefeita Ilda Salgado Machado, a propósito das irregularidades ocorridas na reabertura do comércio em data de ontem, 06 de abril.  Diz a prefeita:

"Através do decreto 033/GP/2020",a Prefeitura de Fátima do Sul flexibilizou a abertura do comércio local para inúmeras atividades, devendo serem observadas as medidas sanitárias delineadas naquele.

Nessa data, entretanto, com a reabertura do comércio local, o que se viu foi uma afronta de alguns comerciantes ao determinado no decreto, uma vez que os mesmos, apesar de tomarem algumas medidas, deixaram ocorrer aglomerações perante suas portas, não atentando para as filas, sem qualquer respeito às determinações sanitárias.

Insta observar o que constou no referido decreto:

Art. Terceiro - Fica permitido o funcionamento do comércio em geral, tais como: TODOS OS TIPOS DE LOJAS COMERCIAIS, a exemplo de comércio de móveis, eletrodomésticos, roupas e acessórios, bijuterias, óticas, relojoarias, comércio de celulares e eletrônicos, cereais, materiais elétricos, serviços em geral, bem como demais estabelecimentos varejistas e atacadistas, desde que observadas às restrições quanto ao espaçamento de clientes no local, de no mínimo 02 metros de distanciamento entre um e outro. Na falta de espaço suficiente, o atendimento deverá ser feito de forma individual, cabendo ao estabelecimento organizar eventual fila para atender o distanciamento citado.

Se chegou ao absurdo de loja de móveis fazer promoção em plena quarentena, promovendo enorme aglomeração, sem qualquer controle, o que se encontra expressamente vedado.

A Prefeitura Municipal participou de reunião com essa entidade (ACIFAS), alertando para o problema da aglomeração, o que foi plenamente acatado pela maioria.

Há uma campanha municipal na mídia digital que pede para as pessoas ficarem em casa, somente saindo se estritamente necessário. Ainda nessa data, pela manhã, as Secretarias de Saúde e Educação participaram de entrevista em rádio difusora local, salientando da necessidade de respeito às medidas sanitárias e ao distanciamento das pessoas.

Os fiscais da vigilância sanitária estão esta tarde visitando todo o comércio para reiterar a necessidade do cumprimento do decreto, sob pena de multa aos estabelecimentos infratores, bem como da possível revogação do decreto 033/2020, caso persista o desrespeito ao ali determinado.

Sabido que é do interesse dessa Associação Comercial e Industrial manter os estabelecimentos de portas abertas, entretanto também é dever dessa entidade alertar os seus associados, para que assim Fátima do Sul mantenha-se ao largo da propagação desse vírus que, como já visto, vem ceifando a vida de vários brasileiros.

Aproveitamos do ensejo para renovar protestos de elevada estima e apreço.

Atenciosamente

ILDA SALGADO MACHADO

Prefeita Municipal


Link
Notícias Relacionadas »