23/04/2020 às 20h39min - Atualizada em 23/04/2020 às 20h39min

Moro ameaça pedir demissão do governo caso Bolsonaro troque comando da PF

EXTRA
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou ao presidente Jair Bolsonaro que permanecerá no governo apenas se o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, continuar no cargo. A informação foi divulgada pela colunista do GLOBO Bela Megale.

Em uma reunião nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, Bolsonaro avisou ao ministro que trocaria o comando do órgão. Valeixo foi indicado por Moro ao cargo. Segundo pessoas próximas ao ministro, ele responder a Bolsonaro que, se a troca fosse efetivada, ele deixará o governo.

Para Moro a manutenção de Valeixo é essencial para garantir a autonomia da PF contra a interferência política.

A cúpula da PF já está em alerta sobre a nova ameaça. Nesta quinta-fera, chegou ao comando do órgão a informação de que o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, e o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, ambos cotados para substituir Valeixo, tiveram conversas com Bolsonaro nas últimas semanas.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro ameaça intervir na PF. Ano passado, ele chegou a dizer publicamente que trocaria Valeixo. Na ocasião, Moro conseguiu contornar a crise e manter o aliado.

 
Link
Notícias Relacionadas »