22/06/2020 às 11h03min - Atualizada em 22/06/2020 às 11h03min

Na gangorra da pandemia, sobe números de infectados e mortes por Covid; caí compromisso com isolamento social em MS

Quando Mato Grosso do Sul confirmou os dois primeiros casos

Quando Mato Grosso do Sul confirmou os dois primeiros casos há pouco mais de três meses, muitas pessoas ficaram em casa com medo de contrair o novo coronavírus. Agora, com mais de 5,3 mil positivos e quase 50 famílias que choram a perda de seus entes queridos, o comportamento de grande parte da sociedade é de vida normal com índices cada vez mais assustadores de isolamento social.

Desde janeiro, os gestores públicos têm atuado na implantação de medidas e ações visando amenizar os impactos na vida da população. Mas a eficiência no controle da pandemia, também requer o comprometimento dos sul-mato-grossenses com as medidas de isolamento, uso de máscaras e cuidados com higiene. Quanto menos contato social, menores as chances de contrair o vírus e contaminar familiares que podem desenvolver o quadro grave da doença.

Gráfico mostra isolamento desde fevereiro. Melhor índice foi de 63% no dia 22 de março quando MS tinha apenas 21 casos da doença

 Especialistas do mundo todo já alertaram que enquanto não houver uma vacina, a “solução” está no distanciamento social para conter a velocidade de contágio do vírus. Por enquanto, o Estado figura no topo da lista de unidades da federação em menores números de casos e óbitos, mas a baixa adesão ao único remédio disponível, pode mudar esse cenário em poucos dias.

No último fim de semana diversas aglomerações foram registradas nas redes sociais e noticiários, e as taxas de recolhimento mapeadas no Estado foram 33,4% na sexta-feira (19), de 37,9% no sábado (20) e de 46,5% no domingo (21), índices bem abaixo do recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que vem pedindo o mínimo de 60%.

Campo Grande registrou na sexta-feira a menor taxa das ultimas 14 semanas de pandemia

Poucas pessoas respeitaram o distanciamento social durante o fim de semana, e Campo Grande atingiu na sexta-feira (19) taxa de isolamento de 32,7%, o menor índice registrado das últimas 14 semanas. No sábado (20) a adesão foi de 37,5% e no domingo (21) ficou em 46,9%.


Link
Notícias Relacionadas »