11/09/2020 às 08h40min - Atualizada em 11/09/2020 às 08h40min

Partidos se movimentam para as convenções em Fátima do Sul

Em Fátima do Sul, os partidos terão até a próxima terça-feira, para definir os nomes dos candidatos

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA

O período de realização das convenções partidárias visando as eleições municipais deste ano se encerra no dia 16 de setembro. Em Fátima do Sul, os partidos terão até a próxima terça-feira, para definir os nomes dos candidatos a vereador e os rumos que seguirão na disputa majoritária. 

Com as restrições causadas pela Covid-19, que proíbe a aglomeração de pessoas, os partidos podem optar pela realização das convenções de modo virtual, incluindo a produção da ata, registro da lista de presença, cadastro dos candidatos e, em seguida, encaminhar para a Justiça Eleitoral pela internet. Em Fátima do Sul, todos os partidos optaram por realizar as convenções de forma presencial, obdecendo as medidas de distanciamento social publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (04/09).

Os partidos MDB, DEM, Progressistas e Podemos, que já sinalizaram o apoio ao pré-candidato do MDB, Dirceu Deguti, realizam suas convenções no sábado (12), dás 18hs às 21hs, na sede da Câmara Municipal.

No domingo (13), o PT que também já declarou apoio a candidatura emedebista, realiza sua convenção no domingo, às 8hs na sede do SIMTED, localizado na rua Pastor Lemos.

Na terça-feira (15), o PSD partido da atual prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, que ainda não anunciou se será candidata à reeleição, juntamente com o PDT, realiza a convenção a partir das 19h00min, na sede da Câmara Municipal.

AS CONVENÇÕES
A convenção partidária é uma das etapas mais importantes do processo eleitoral. É nela que o partido político, junto com seus filiados com direito a voto, escolhe os candidatos que disputarão as eleições, de acordo com o estatuto de cada legenda. Também é neste momento que é votada a participação na eleição majoritária, indicando candidatos a prefeitos e vices, vereadores ou ambas.

Entre outras decisões tomadas nas convenções estão as alianças partidárias e a realização do sorteio dos números que os candidatos irão utilizarão na eleição.

 


Link
Notícias Relacionadas »