04/01/2021 às 07h33min - Atualizada em 04/01/2021 às 07h33min

Matrículas do ano letivo 2021 da Rede Estadual de Educação serão realizadas on-line

Para ajudar no processo de matrículas, a Secretária de Educação do Estado, disponibilizou o documento "Matrícula Escolar Digital"

Matrículas do ano letivo 2021 da Rede Estadual de Educação serão realizadas on-line. - Divulgação/Governo do Mato Grosso do Sul
Faltando apenas três dias para o encerramento das pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), anuncio por meio do Diário Oficial do Estado, que disponibilizará o documento “Matrícula Escolar Digital da Rede Estadual Ensino de Mato Grosso do Sul”, no site e www.matriculadigital.ms.gov.br, para orientar o processo da realização das matrículas do próximo ano letivo.  

O documento irá ajudar os responsáveis de alunos que sentirem dúvidas e dificuldades na hora de executar a ação on-line, com informações sobre os documentos necessários para a matrícula e orientações em casos de desistências ou transferência de instituição. A ação de operacionalizar o processo digital, visa promover um gerenciamento democrático e transparente no acesso às vagas da Rede Estadual de Ensino, qualificando e otimizando o processo da matrícula, além de oferecer comodidade na realização. 

Últimas Notícias

Através das matrículas digitais, o governo do estado consegue acompanhar em tempo real a demanda de alunos por escola, e ainda gera um banco de dados para facilitar o planejamento e as tomadas de decisões.  

Planejamento  

Parte fundamental para a organização das vagas, é o planejamento executado pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que estiverem jurisdicionadas e em contato com a Central de Matrícula e demais setores SED.  

Realizado de forma On-line por gestores das unidades de ensino, através do Sistema de Gerenciamento de Dados Escolares (SGDE). As vagas disponíveis aos novos alunos são calculadas de acordo com a capacidade da instituição, e após a renovação de matrículas dos alunos que  se manterão na Rede Estadual.  

Atualização

A atualização do Cadastro do Aluno da REE é obrigatória e deverá ser realizada no site, por meio do painel do aluno, inserindo o código SGDE e a senha do aluno.  

Em caso de complicações, o responsável legal pelo estudante menor de idade, precisa se dirigir até a rede de ensino para a realização do procedimento.  

Os alunos da Educação do Campo e Indígenas, que não tiverem acesso a meios tecnológicos para realizar a atualização, poderão se realiza-lá na secretaria da escola no ato da renovação de matrícula.  

Para aqueles privados de liberdade seus cadastros serão atualizados pela secretaria escolar.  

Perda de Vaga  

Os estudantes perderão suas vagas nos seguintes casos:  

I - Não realizar a atualização do cadastro.  

II - Não confirma permanência na instituição em que o aluno estuda.  

III - Quando não houver assinatura do requerimento de matrícula dentro do período estipulado.  

Caso o aluno perca a vaga, mas pretenda permanecer na REE, deverá fazer uma pré-matrícula para conseguir uma nova vaga. Já nos casos de desistência, os pais deverão comunicar a escola, para que esta realize o procedimento "desfazer a renovação de matrícula" no SGDE.

 
Link
Notícias Relacionadas »