04/01/2021 às 08h17min - Atualizada em 04/01/2021 às 08h17min

Mesmo com temperatura alta, municípios do Estado têm alerta de tempestade e queda de granizo

Inmet emite alerta de risco de tempestade para 22 municípios de Mato Grosso do Sul; temperaturas variam entre 32ºC e 41ºC

FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Mato Grosso do Sul terá temperatura alta em diversos municípios hoje (3), com temperatura máxima de 41ºC em Corumbá. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado de tempestade e queda de granizo para 22 municípios.

De acordo com o Instituto, a chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia. A velocidade dos ventos será intensa, oscilando entre 40 e 60 quilômetros por hora, com possibilidade de queda de granizo. O alerta ficará vigente até a manhã desta segunda-feira (4).

Os municípios sob alerta são: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Miranda, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste e Águas Clara.  

Durante o período de aviso, o corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos são baixos. O Inmet instrui que mesmo com a baixa possibilidade, a população deve ficar atenta e evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.  

A recomendação também é não se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para obter informações entre em contato com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros.

Temperatura

Neste domingo, a máxima será de 34ºC em Campo Grande, com possíveis pancadas de chuva isoladas e umidade relativa do ar em 31%. Nos municípios de Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, o tempo permanece parcialmente nublado, com pouca possibilidade de chuva e temperatura máxima de até 32ºC.

Apesar do alerta de chuva intensa, Corumbá registra as maiores temperaturas do estado, com mínima de 24ºC e máxima de 35ºC. As informações são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Previsões da semana

De acordo com estimativa do Inpe, durante a semana as temperaturas diminuem na Capital, com umidade relativa do ar acima de 90%, podendo chegar a 100% na quarta-feira (6) e quinta-feira (7). A temperatura máxima vai variar entre 30ºC e 34ºC, com mínima de 21ºC a 23ºC.  

Em Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas a umidade máxima permanece em 100% até quinta-feira e a temperatura máxima fica entre 34ºC e 37ºC. A partir de terça-feira (5) o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.


Link
Notícias Relacionadas »