05/01/2021 às 07h51min - Atualizada em 05/01/2021 às 07h51min

Com o Enem 2020 chegando, máscara se torna item obrigatório a candidatos

Com menos de duas semanas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, que será realizado em janeiro de 2021, vestibulandos e treineros devem ficar de olho no cronograma da prova. Devido à pandemia do coronavírus as provas foram adiadas e a realização do exame acontece de forma diferente nesta edição.

Assim, o Enem foi divido em duas formas de aplicação, a impressa e a digital. Então, o início das provas está marcado para 17 de janeiro deste ano, quando será realizada a primeira aplicação impressa. O segundo dia desta opção acontece em 24 de janeiro. O MEC (Ministério da Educação) prevê que 5,7 milhões de pessoas escolham a prova impressa.

Com isso, 96 mil inscritos realizem as provas de forma digital. O primeiro dia de aplicação desta alternativa será em 31  de janeiro e o segundo em 7 de fevereiro. Para todos os dias de provas o horário será da seguinte forma: abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h, início do exame às 13h30, término da prova no primeiro dia às 19h, término da prova no segundo dia às 18h30. Lembrando que todos no horário de Brasília.

Além disto, será realizada a versão do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), que acontecerá em 24 de fevereiro e o segundo dia em 25 do mesmo mês. Nesta mesma data poderão ocorrer reaplicações de provas para pessoas que foram prejudicadas por problemas estruturais. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os resultados devem ser divulgados em 29 de março.

O que será obrigatório no dia da prova?

No dia da prova, os inscritos devem levar o cartão de confirmação da inscrição, documento original com foto (carteira de identidade, boletim de ocorrência, CTPS ou CNH) e caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta preta. Além do uso de máscara de proteção facial, item obrigatório devido à pandemia do coronavírus.

Itens liberados e proibidos durante a prova

Podem: água mineral em garrafa transparente e sem rótulo, lanches que não causem barulho, mochilas e bolsas, aparelho celular. Porém, mochilas e bolsas serão vistoriadas e os celulares devem ser desligados.

Não podem: lápis, borracha, fone de ouvido, régua, calculadora, caneta de outra cor e similares, chapéu, boné, boina, relógio e óculos escuro.


Link
Notícias Relacionadas »